quarta-feira, 31 de agosto de 2011

GOVERNADOR OMAR AZIZ ABRE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA Semana da Pátria será aberta com 'Benção do Fogo' e acendimento da Pira Cívica, na Praça Heliodoro Balbi


            O Governo do Amazonas abre a programação da Semana da Pátria e do Amazonas nesta quinta-feira, 1º de setembro, com a tradicional 'Benção do Fogo Simbólico', às 7h30, na Igreja de São José Operário, no bairro Praça 14. Após a benção, a tocha - simbolizando o 'ardor pátrio' - será conduzida por alunos da rede pública estadual de ensino até a Praça Heliodoro Balbi, no Centro, onde será acesa a Pira Cívica e haverá o pronunciamento do governador do Amazonas, Omar Aziz, e autoridades convidadas. Participam da solenidade, ainda,  o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim.
            A programação, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem o apoio da Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Manaustrans, Guarda Metropolitana, Marinha, Exército e Aeronáutica. A Semana da Pátria e do Amazonas tem como tema 'A Educação e as Inovações Tecnológicas' e, segundo a Seduc, busca valorizar os símbolos pátrios com o objetivo de resgatar o civismo e favorecer o conhecimento sobre fatos históricos que levaram à Independência do Brasil e a Elevação do Amazonas à categoria de ProvÍncia, no mês de setembro. A cerimônia na Praça Heliodoro Balbi vai homenagear como 'Vultos Nacionais' os educadores  João dos Santos Pereira Braga e Cinthia Régia Gomes do Livramento,  além de Rita Calderaro, com a comenda de 'Mulher Amazonense'.

Governador Omar Aziz anuncia mais uma forma de ingresso na UEA e novos cursos para o interior do Estado


            O governador Omar Aziz anunciou, durante viagem a cinco municípios do interior encerrada nesta sexta-feira, que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terá mais um mecanismo de ingresso aos cursos superiores da instituição em 2012. O Sistema Integrado Seriado (SIS) avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato durante as três séries do Ensino Médio e selecionará os melhores desempenhos. Omar também adiantou que a instituição vai oferecer os cursos de Gestão Pública e Saúde Coletiva no interior.
            "No processo seletivo que será feito para quem estuda o primeiro, o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio, você, com aquela média, vai poder entrar na Universidade Estadual do Amazonas sem fazer vestibular”, disse o governador durante solenidade de entrega de 153 notebooks a professores da rede municipal de ensino de Japurá (a 774 quilômetros de Manaus).
            O candidato que se inscrever no SIS terá seu desempenho avaliado a cada etapa de prova anual, quando receberá um resultado que permitirá medir a sua preparação para a prova seguinte, resultando em uma média final. Apenas no terceiro ano, o aluno vai escolher o curso que quer fazer na UEA. Do total de vagas da instituição, 40% serão destinadas ao SIS.
            O sistema seriado amplia as condições de acesso aos cursos superiores oferecidos pela instituição e substitui o Sistema de  Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Saes) que, apesar de utilizar o mesmo princípio de avaliação, restringia o processo a candidatos aos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia. Os estudantes do Ensino Médio que fizeram as provas do Saes no ano passado poderão continuar o mesmo processo seriado de avaliação fazendo a prova em 2012 e 2013, quando o sistema será encerrado definitivamente.
            Novos cursos - Omar Aziz também anunciou, em cada um dos cinco municípios onde passou nos últimos dois dias - Maraã, Tefé, Uarini, Japurá e Alvarães -, que a UEA terá dois novos cursos exclusivos para o interior: Bacharelado em Saúde Coletiva e Tecnologia em Gestão Pública. O primeiro será oferecido, no vestibular do ano que vem, em 18 municípios do interior. O curso na área de Gestão Pública, também a partir de 2012, será oferecido em 24 municípios (ver relação de municípios abaixo).
            Outro novo curso que será ofertado também a partir de 2012 é o de Técnico em Agrimensura, inicialmente em Humaitá, Itacoatiara e Manaus. O próximo vestibular da UEA terá inscrições entre setembro e outubro e provas em dezembro. Os novos cursos foram aprovados pelo Conselho da UEA e seguem orientação do governador Omar Aziz de expandir o atendimento da instituição, ampliando o número de vagas nos municípios do interior em cursos estruturados "a partir de rigorosas análises técnicas das atuais demandas do Estado", pontuou o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira.  
            Omar Aziz destacou a criação dos cursos na área de Saúde, como forma de ampliar a oferta de profissionais no interior, e na área de Gestão Pública. "Precisamos aprimorar o processo de gestão no interior para melhorar os serviços públicos", frisou.  Ele voltou a garantir que vai fazer a cidade universitária, em Iranduba, com mil vagas de alojamento para estudantes do interior.
            Educação - Durante viagem ao interior, o governador participou da inauguração da Escola Municipal Mayara Redman, em Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus), e se emocionou com a homenagem do município que batizou a escola com o nome da filha dele, já falecida. Como apoio à escola, que tem estrutura para atender alunos portadores de necessidades especiais, o governador anunciou que o Estado vai implantar um gabinete odontológico na unidade, para melhorar a assistência aos estudantes.
            Ao todo, nos cinco municípios que visitou, Omar Aziz entregou 1.600 notebooks a professores da rede municipal. O secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, destacou que os computadores foram produzidos no Polo Industrial de Manaus, exclusivamente para os professores amazonenses. “São equipamentos de alta configuração, dotados de um software especial com conteúdo de mais de mil livros, aulas prontas, planejamento, entre outros instrumentos para serem usados em sala e na preparação das aulas”, explicou.
 Vestibular de acesso 2012 / Novos cursos
 Bacharelado em Saúde Coletiva
1 - Boca do Acre
2 – Carauari
3 - Careiro Castanho
4 – Coari
5 – Eirunepé
6 – Humaitá
7 – Itacoatiara
8 – Lábrea
9 – Manacapuru
10 – Manaus
11 – Manicoré
12 - Maués
13 - Novo Aripuanã
14 – Parintins
15 - Presidente Figueiredo
16 - São Gabriel da Cachoeira
17 - Tabatinga
18 - Tefé.
Tecnologia em Gestão Pública
1 - Boca do Acre
2 - Carauari
3 - Careiro Castanho
4 - Coari
5 - Eirunepé
6 - Humaitá
7 - Itacoatiara
8 - Lábrea
9 - Manacapuru
10 - Manicoré
11 - Maués
12 - Novo Aripuanã
13 - Parintins
14 - Presidente Figueiredo
15 - São Gabriel da Cachoeira
16 - Tabatinga
17 - Tefé
18 - Anori
19 - Apuí
20 - Beruri
21 - Fonte Boa
22 - Itapiranga
23 - São Paulo de Olivença
24 - Borba
Tecnologia em Agrimensura
1 - Manaus
2 - Humaitá
3 - Itacoatiara

Prefeito Chico Costas visitou varias instituições na capital do estado

Secretário Paulo Cesar, Prefeito Chico Costa, Vice-presidente do IPAAM Hamilton Casara e Professor Francisco Medeiros
                                   Prefeito Chico Costa no Palácio do Governo
                                            Prefeito Chico Costa na sede  da HRT em Manaus
Em viagem a capital do estado, o Prefeito Chico Costas visitou varias instituições com o objetivo de firmar acordos e solucionar problemas. Um dos primeiro compromissos do Prefeito em Manaus, foi o de se reunir com a direção do IPAAM para tratar assuntos relacionados ao meio ambiente e a licenciamentos ambientais. No Palácio do Governo o Prefeito fez uma visita formal ao Governador do estado, Omar Aziz e ao Secretário de Governo, Tarso, para tratar de assuntos relacionados ao Centenário do Município, asfalto, obras e etc. No dia 17 de agosto o Prefeito foi recebido pelo gerente da HRT no Estado do Amazonas o Sr. Graco, onde tratou de assuntos diversos, de interesse do município. “Há uma frase muito conhecida pelos prefeitos do interior: Prefeito que não vai atrás de recurso na capital, não consegue nada pra seu município. E com essa ideia em mente
eu tenho procurado de todas as formas possíveis, conseguir recursos para nosso município, em Manaus, Brasília e até mesmo fora do país. O importante é que Carauari cresça, mas que cresça organizada e com qualidade de vida para o nosso povo” disse o prefeito Chico Costa. 

ge

ge

Amazonastur desenvolve site para venda de artesanato





            A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) está desenvolvendo um website para ampliar a venda do artesanato produzido no Estado. A iniciativa faz parte do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas, que atende atualmente cerca de 200 artesãos. Uma mostra da produção destes artistas está em exposição no Manauara Shopping até o próximo sábado, 3 de setembro.  
            O espaço de vendas pela internet, que vai funcionar em três idiomas, deve entrar no ar no ano que vem e, segundo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, os artesãos que participam do Programa Artesanato Sustentável passarão por qualificação para administrar o novo negócio. Para a capacitação, a Amazonastur terá a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), com a oferta de cursos nas áreas de empreendedorismo, gestão de negócios e cooperativismo.
             “Com o website, os artesãos terão relacionamentos em todas as redes sociais, com o mercado nacional e internacional das feiras de artesanato. O negócio será administrado pelas cooperativas e associações, com acompanhamento da Amazonastur e do Sebrae. O artesãos vão poder vender pela internet, sem a intermediação de terceiros. Será mais uma maneira de agregar valor aos produtos, gerando renda e emprego para mais pessoas nas comunidades”, enfatizou Oreni Braga.
            O Programa Artesanato Sustentável do Amazonas existe há dois anos e já beneficiou 200 artesãos dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Iranduba, Novo Airão, Barreirinha, Parintins e Manaus com cursos de aperfeiçoamento e viabilizando ações estratégicas de suporte, comunicação e comercialização dos produtos, agregando valor as peças na hora da venda.
            Exposição - Parte da produção dos artesãos apoiados pelo governo está exposta no Manauara Shopping, na primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas. As peças estão disponíveis para a venda e trazem novas técnicas, como a de tingimento natural, que substitui as cores industriais por cores naturais extraídas de frutos, como açaí, banana e jenipapo.
            As peças foram produzidas com fibras e sementes amazônicas e o trabalho foi desenvolvido pelos primeiros artesãos que participaram do programa em sete municípios do interior. Alguns exemplares das peças em exposição são modelos que já percorreram feiras de artesanato em São Paulo, Rio de Janeiro, Firenze (na Itália) e Lisboa (Portugal).
            Artesã do município de Barreirinha, Ozita Amazonas, disse que antes de participar do programa só conseguia vender suas peças no próprio município e em Manaus, o que era feito com o auxílio de um intermediário. “Nós vendíamos um cordão, por exemplo, a dez reais. Depois que comecei a participar do programa, vendo esse mesmo produto por sessenta reais. Acho que melhorou porque a gente aperfeiçoou as técnicas, aprendeu a valorizar o que nós produzimos e passamos a vender a gente mesmo”, disse.
            Como resultado do programa, a Amazonastur destaca, ainda, a participação dos artesãos em feiras internacionais na Itália e em Portugal e a venda de quatro mil peças do artesanato local nas lojas do grupo espanhol El Corte Inglês.
            Para o ano que vem, a Empresa Estadual de Turismo fechou dois novos acordos que devem aumentar a visibilidade das peças artesanais amazonenses no mercado europeu. Um deles foi firmado com o grupo El Corte Inglês e prevê a criação de uma linha sustentável de moda praia com modelos inspirados no artesanato amazonense para a venda durante o verão europeu de 2012. Com a TAP – Companhia Aérea Portuguesa, a Amazonastur firmou um convênio para a criação de uma linha de acessórios, produzida com fio de Tucum ou Arumã, para distribuição nas classes Executivas e Primeira Classe.
            Capacitação - O Programa Artesanato Sustentável do Amazonas realizou capacitações de artesãos em Manaus, Iranduba, Novo Airão, Parintins, Barreirinha, São Gabriel e Tefé, considerados os destinos indutores do turismo no Estado. Nas oficinas, os artesãos tiveram aulas de sensibilização para o turismo, design (novos produtos e novas técnicas), associativismo e cooperativismo, comercialização e educação ambiental (manejo participativo).
            Outro trabalho fundamental do projeto foi a criação da marca Amazonas nas peças criadas pelos artesãos. Esse recurso possibilita que a procedência do produto seja reconhecida em qualquer lugar do mundo.
            Além da marca, o programa vem sendo apresentado nas principais feiras do setor, o que possibilita aos artesãos negociarem diretamente com o público final, eliminando qualquer participação de atravessadores. Em toda viagem, dois artistas levam as criações e o portfólio do programa.
 

Fotos: Nonato Duarte / AGECOM

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sejel apresenta delegação amazonense para Olimpíadas Escolares




            A Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) apresentou, nesta terça-feira (30), a delegação de 183 pessoas, entre atletas e comissão técnica, que vai representar o Estado nas Olimpíadas Escolares em João Pessoa, na Paraíba. Na delegação, 148 estudantes de escolas públicas e particulares que se destacaram em onze modalidades esportivas na edição deste ano dos Jogos Escolares do Amazonas.
            Segundo o titular da Sejel, Júlio César Soares, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 600 mil para apoiar a participação da delegação de atletas amazonenses na Olimpíada e nas Paraolimpíadas Escolares, que estão ocorrendo em São Paulo. “Esse investimento garante a participação dos nossos atletas de destaque nos jogos escolares nesses eventos nacionais de base, mas é principalmente um estímulo a formação de esportistas locais para as competições profissionais nacionais e estrangeiras”.
            As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas. Na primeira, onde competem atletas entre 12 e 14 anos, as provas serão realizadas do dia 8 a 13 de setembro para as modalidades individuais e, de 13 a 17 de setembro, para as modalidades coletivas. A segunda etapa será realizada em Curitiba, no Paraná, em dezembro, com a participação de competidores na faixa etária de 15 a 17 anos.
            O Amazonas terá atletas participando nas provas de atletismo, ciclismo, judô, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol. O embarque da delegação está marcado para o dia 8 de setembro e todas as despesas com passagens aéreas da delegação serão custeadas pelo Governo do Estado. A hospedagem e alimentação são de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).




Iniciou hoje a investigação que apontará a causa do incêndio da usina de asfalto


 Iniciou hoje pela manhã a investigação que apontará a causa do incêndio da usina de asfalto. Uma equipe da Policia Civil de Manaus chegou por volta das 11h da manhã de hoje a Carauari, e ao desembarcar foram logo ao local do incêndio em busca de vestígios que possam apontar à causa. A equipe de investigação é composta pelo Delegado Chicre, Escrivã Priscila e Perito Luiz Fernando e Cristian. Após a ida ao local os Policiais passaram a ouvi os vigias, motoristas dos caminhões e pessoas que testemunharam a ação do fogo. “Foi tudo muito rápido, ouvi um barulho muito forte e de repente o fogo tomou conta de tudo” disse o vigia, senhor, Luiz. As 17h a equipe de policiais retornou novamente ao local do incêndio.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Detran-AM notifica 52 condutores durante Operação Manacapuru

            O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) notificou 52 condutores de veículos durante a Operação Manacapuru realizada, neste fim de semana, na Rodovia Manoel Urbano durante o 15º Festival da Ciranda. Entre os problemas registrados pelo Detran-AM estavam veículos trafegando com licenciamento atrasado, excesso de velocidade, motoristas dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e embriaguês ao volante. Seis carros e uma motocicleta foram recolhidos pela fiscalização do órgão.
            A operação do Detran-AM nos dias do Festival da Ciranda de Manacapuru envolveu 14 agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), com dois caminhões guinchos plataforma, três viaturas, duas motocicletas e um radar retrátil, um equipamento móvel que mensura a velocidade dos veículos. Foram montadas quatro barreiras de fiscalização, sendo uma de caráter educativo no Cacau Pirêra, logo na saída dos veículos da balsa que faz a travessia Manaus-Iranduba.
            Seis motoristas foram flagrados no teste do bafômetro dirigindo embriagados. Outros quatro condutores com sinais de embriaguês se recusaram a passar pelo procedimento. Segundo a diretora do Detran-AM, Mônica Melo, esse ano a fiscalização foi intensificada e o trabalho educativo no início da rodovia ajudou a coibir irregularidades. “Os resultados são positivos e tivemos uma redução significativa na comparação com o ano passado. Nós fizemos a fiscalização completa com a orientação no início, a vigilância por motos ao longo da rodovia e três barreiras de fiscalização verificando todas as questões que envolvem as leis de trânsito”, disse.
            Dos casos registrados, a maior parte foi em decorrência do licenciamento atrasado. Ao todo, 25 condutores foram multados por causa da irregularidade. Em segundo lugar ficou a direção sem habilitação, com dez ocorrências. Nessas situações, a pessoa flagrada dirigindo recebe uma multa de R$ 574 e o veículo só é retido quando não há dentro do automóvel outro condutor habilitado.

Ações de combate ao tabagismo ajudam a reduzir número de fumantes no Amazonas


            O Estado do Amazonas registrou redução de 18% na frequência de adultos fumantes nos últimos dez anos, aponta pesquisa promovida pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. Os números, destacados pela Fundação  Centro de Controle de Oncologia (FCecon) no Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta segunda-feira, 29 de agosto, atestam o resultado das ações de combate ao tabagismo adotadas em parceria entre os Governo Estadual, Municipal e Federal.
            O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, ressalta a importância da conjugação de esforços entre os entes de governo, em ações que envolvam a sociedade civil,  para a redução de doenças ocasionadas pelo tabagismo. Ele alerta que, anualmente, o Brasil registra a morte de cerca de 200 mil pessoas vítimas do câncer de pulmão. Somente no Amazonas, afirma o secretário, 90% das causas desse tipo de câncer são oriundas do tabagismo. Há, ainda, registros de câncer na bexiga e doenças cardiovasculares entre os fumantes. “Aceitar ou recusar um cigarro é um processo, acima de tudo, educativo. Por isso, o envolvimento das secretarias estaduais e municipais de educação também é importante”, diz Alecrim.
            A coordenadora estadual de Atenção Oncológica do FCecon, Marília Muniz, afirma que a redução de 18% dos fumantes no Estado se deve ao trabalho de prevenção realizado pelo Estado em conjunto com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e, ainda, pela adesão do Amazonas à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Decreto Federal nº 5.658, de 2 de janeiro de 2006. “Depois do Rio de Janeiro e São Paulo, o Amazonas foi o terceiro Estado a assinar o tratado internacional que visa, entre outras coisas, reduzir a demanda por tabaco através de medidas como  a aplicação de políticas tributárias e de preços e a garantia de proteção contra a exposição à fumaça do tabaco em ambientes fechados”, cita Marília.
            Neste ano, a campanha nacional contra o tabagismo tem como tema 'Cigarros Aditivados', cujo alerta se estende ao consumo de tipos de fumo com aditivos tóxicos e cancerígenos. Segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo no Amazonas, Aristóteles Alencar, a mistura de aromas e sabores adocicados ao cigarro desperta a atenção, especialmente, do público adolescente. “Depois de direcionar campanhas publicitárias aos homens e mulheres, os empresários buscam novos caminhos para ampliar o número de consumidores utilizando recursos para camuflar o aroma e o gosto do tabaco, por meio de aditivos, como o açúcar, canela, chocolate, menta e outros”, disse Alencar.
            Prevenção e tratamento – O Programa Nacional de Controle do Tabagismo inclui diretrizes aplicadas no combate ao consumo do cigarro no Amazonas que vão desde a prevenção ao tratamento para recuperar os fumantes. Uma das ações está inserida no Programa Saber Saúde que envolve, diretamente, os jovens das escolas da rede pública de ensino. Segundo Alencar, as orientações e esclarecimentos sobre os malefícios do tabaco são transmitidas como conteúdos paralelos às disciplinas. “Nas aulas de História, os alunos pesquisam a origem do tabaco. Em Geografia, são apontadas as regiões do Brasil que mais produzem o produto e em Matemática, são levantadas quantas pessoas já morreram vítimas do cigarro”, exemplificou.

            O programa nacional estende a prevenção de combate ao tabagismo aos ambientes de trabalho e, principalmente, aos hospitais e clínicas. “É inaceitável que um profissional da saúde fume no interior de um hospital”, disse Alencar. O tratamento aos dependentes da nicotina – princípio ativo do tabaco - é oferecido em dez ambulatórios da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), distribuídos em cada área geográfica da cidade.  

Usina de asfalto é incendiada em Carauari




O povo de Carauari, que fez uma linda festa com a chegada do material para pavimentação de suas ruas, amanheceu nesta segunda-feira triste, a tristeza dar-se ao fato da pavimentação de suas ruas ter sido interrompida com um incêndio no local onde está a maquina de asfalto. O incêndio aconteceu por volta das duas horas da madrugada de domingo para segunda, segundo testemunhas que passavam pelo local. O incêndio atingiu duas carretas, um caminhão, dois tanques de asfalto, geradores, a maquina de asfalto e etc. O responsável pela empresa o Sr. João, acha que o incêndio não foi acidental. “O gerador a caixa de energia e outros utensílios que produzem centelhas não ficam próximos do local do fogo”. Disse ele. O Prefeito Chico Costa lamentou. “ Lamento muito o ocorrido, não consigo imaginar uma pessoa em sã consciência atear fogo no material da pavimentação. O prejuízo é de todos nós. Vou pedir empenho das autoridades policias nas investigações, há forte indícios de que o  incêndio foi criminoso, queremos saber quem foi o responsável por esse crime, que sem duvidas será punido de acordo com a Lei” disse Chico Costa. A Policia Militar esteve no local do incêndio procurando indícios da autoria do crime e continuará investigando.   


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CARAUARI PREPARA-SE PARA COMEMORAR SEUS 100 ANOS DE EXISTÊNCIA

No dia 27 de setembro de 2011 Carauari completará 100 anos, o primeiro centenário do município. Realizaremos uma grande festa de comemoração.
Na verdade essa festa já começou, em julho, foi realizada a pré abertura das comemorações com o festival cultural realizado pelas escolas municipais com abordagens à temas do centenário, especialmente sobre o primeiro ciclo da economia do município, com a exploração da borracha; a festa do agricultor. E ainda em agosto, nós teremos uma apresentação cultural feita pelas escolas da rede estadual, também com abordagem a temas do centenário. O Objetivo é possibilitar que um grande número de alunos tanto da rede municipal quanto da rede estadual e toda a comunidade escolar, tenham acesso à riqueza de nossa história cultural ao longo desses 100 anos.
No dia primeiro de setembro será realizada a abertura oficial das comemorações do centenário. Neste ato acontecerá a corrida do fogo simbólico, envolvendo os alunos da rede estadual de ensino e que dará também abertura aos jogos dos centenários.
Nas primeiras semanas do mês do centenário, serão realizadas 03 festas em bairros pólos da cidade. Na programação destas festas está previsto: durante o dia, a presença de todas as secretarias municipais nos bairros realizando o projeto de Ação Cidadã e durante a noite, acontecerão as festas culturais com apresentações culturais de artistas locais e escolhas das rainhas dos bairros que concorrerão à Miss Centenário do município.
E na semana do centenário serão realizados os jogos do centenário e 05 dias de festas durante a noite, na praça central do município.
23 de setembro: culto ecumênico de Ação de Graças com apresentações de músicas gospel; e a noite dos visitantes.
24 de setembro: condecoração de 100 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município ao longo desses 100 anos; o lançamento do livro: Carauari em meus versos e uma apresentação teatral da história de Carauari.
25 e 26 de setembro: será lançado o I Festival da Floresta de Carauari;

27 de setembro: o dia do centenário, teremos uma grande festa de comemoração, com um belíssimo show em homenagem à cidade, à sua história e a este povo guerreiro, que desbravou essa história. Neste dia será feita a escolha da miss centenário, premiações e apresentações de bandas musicais locais e regionais.
Como atração nestas comemorações nós teremos conosco artistas filhos de Carauari como Ketlen Nascimento, Zezinho Corrêa, Disuzy (cantora evangélica)
Um dos grandes destaques também será a realização do I Festival da Floresta. Escolhemos como festa cultural este tema, por que nós podemos dizer que os 100 anos da história de Carauari são 100 anos de preservação. Carauari é um município muito rico em recursos naturais, com um grande potencial pesqueiro, madeireiro, uma grande diversidade de animais, de aves; o forte de sua economia sempre foi o extrativismo, a começar com o ciclo da borracha.

CARAUARI ESTÁ SENDO PAVIMENTADA E O POVO AGRADECE AO PREFEITO CHICO COSTA E AO GOVERNADOR OMAR AZIZ POR MAIS ESSA CONQUISTA

    

A população carauariense está alegre pelo o fato de suas ruas estarem sendo asfaltada. O asfalto chegou ao porto do Gavião na terça-feira dia 9 de agosto e foi recebido com uma grande passeata. Eram mais de 2.000 pessoas que com, faixas e cartazes de moto, carro e bicicleta, agradeciam ao Governador Omar Aziz e ao Prefeito Chico Costa que lutou pela chegada deste asfalto Ao município. Logo no dia seguinte o material para a pavimentação da cidade foi desembarcado e iniciado a pavimentação das ruas da cidade, a primeira rua foi a Samuel Amaral. O Prefeito agradeceu as pessoas que participaram do passeio e afirmou que já solicitou junto ao governo a ampliação da recuperação do sistema viário. “Eu sei que não é fácil para o nosso Govenador administrar todo esse estado, são distancias continentais, muitos problemas e pouco recurso para 62 municípios do estado; mas mesmo assim ele tem feito um ótimo trabalho, são ações diversas em todo o estado, e sobre o asfalto para Carauari, quero agradecer ao meu Governador e amigo Omar, pelo carinho que tem tido por todos nós carauarienses... Solicitei o asfalto e com muito compromisso ele atendeu o nosso pedido e hoje as ruas de nossa cidade está sendo asfaltada, com um asfalto de qualidade”. Disse o Prefeito Chico Costa.


Missão da ONU ao Amazonas busca fortalecer combate à Aids, à violência contra a mulher e à dependência química

            O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidassobre HIV/AIds (Unaids), promove uma missão a Manaus e à região do Alto Solimões, entre os dias 22 e 25 de agosto. O objetivo é conhecer os resultados e discutir a continuidade das ações do Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas, conhecido como Amazonaids.
A delegação de representantes e técnicos de Agências das Nações Unidas, com a participação do embaixador do Reino dos Países Baixos, Kees Rade, e representantes e autoridades dos governos federal, estadual e municipais vão discutir ações conjuntas para o Amazonaids e sinergias para alcançar os objetivos das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Na programação da missão há, ainda, eventos relacionados ao tratamento de dependentes químicose ao combate à violência contra a mulher. 
Participam da comitiva o coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e representantes da Unaids, OIT (Organização Internacional do Trabalho), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), Acnur (Agência da ONU para refugiados) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).  
A missão tem início em Manaus no dia 22 de agosto, às9h, com um treinamento do Projeto Treatnet - Unodc no âmbito do Amazonaids, para cerca de 100 pessoas, entre médicos e psicólogos, que vai abordar o tratamento para dependentes de substâncias psicoativas.  O treinamento ocorre no Hotel Comfort Inn. No mesmo dia, a comitiva se reúne no barco Iana II para discutir atividades relativas ao Plano das Nações Unidas em apoio à resposta nacional na área de Aids e percorre zonas ribeirinhas de Manaus. 
            No dia 23, o grupo segue para Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), onde se reúne com autoridades do município. Na cidade, haverá o lançamento da versão para rádio e o relançamento dos vídeos da Campanha Mulheres e Direitos - inspirados por demandas feitas por mulheres da região do Alto Solimões em missão da ONU em 2009. O material tem como principal objetivo contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher. 
O último município a ser visitado pela comitiva, nos dias 24 e 25, será São Paulo de Olivença (a 982 quilômetros de Manaus), onde o grupo também visitará comunidades indígenas que tiveram ações implementadas no âmbito do Amazonaids, do Distrito Sanitário Indígena (Dsei) do Alto Solimões, Casas de Saúde Indígena em Atalaia do Norte e Umariaçu, em Tabatinga. 
            Ao final da missão, espera-se uma renovação de compromissos e fortalecimento da parceria em apoio à resposta à AIDS, ao combate à violência contra a mulher e ao tratamento da dependência de droga no Estado do Amazonas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COPA DE 2014- Começa montagem da arquibancada da Arena da Amazônia

Estádio em construção é o primeiro da Copa 2014 com certificado de qualidade
A Arena da Amazônia começa a ganhar os contornos de um grande estádio, com o início da montagem dos degraus pré-moldados de concreto armado da arquibancada. Com quase 100% das vigas inclinadas da arquibancada inferior leste instaladas, a Andrade Gutierrez, responsável pela execução das obras, realizou com êxito o teste de montagem do primeiro degrau, nesta semana, e agora dará continuidade aos trabalhos para completar o primeiro nível de degraus do anel inferior de arquibancada do lado leste da Arena (próximo da avenida Constantino Nery).
As estruturas de concreto das arquibancadas (degraus e vigas inclinadas) começaram a ser fabricadas em abril, no canteiro central da construtora. Até agora, 16,72% (414 de um total de 2.475) das peças de degraus e 43% das vigas inclinadas (46 de um total de 108) foram fabricados. O peso das peças de degrau varia entre 6 e 10 toneladas e o das vigas, entre 9 e 10 toneladas. Esta fase de fabricação e montagem das estruturas de concreto é uma das mais importantes da obra e se estende até janeiro de 2013. Um guindaste/grua de 60 metros e alta capacidade auxilia nos trabalhos.
As fases de terraplenagem, já executadas em 99%, e fundações, com 79%, continuam em andamento no lado oeste, mais próximo do Centro de Convenções - Sambódromo, e deverão ser finalizadas até janeiro próximo.
Atualmente, a obra da Arena conta com 878 funcionários e mantém um ritmo de contratações de 100 novos trabalhadores por mês, até o pico da obra, previsto para janeiro de 2012.
Certificado de Qualidade - A Arena da Amazônia é o primeiro estádio das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 a obter a certificação nas normas ISO 9001, que atesta a qualidade no atendimento de normas técnicas; ISO 14001, com referência a normas de meio ambiente; e OHSAS 18001, que trata do sistema de gestão da qualidade com foco nas áreas de saúde e segurança ocupacional. A certificação foi concedida pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI), órgão internacional líder mundial em certificações, credenciado pelo Inmetro. O BVQI concluiu a segunda etapa da auditoria das obras da Arena da Amazônia no último dia 10 de agosto.
Com a certificação na norma ISO 14001 a Arena da Amazônia cumpre um passo importante para a conquista do título de ‘Arena Verde’ a ser concedido pelo Green Building Council, responsável pela certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), destinada a construções sustentáveis.
Desde a desmontagem e demolição do antigo Estádio Vivaldo Lima, a Arena da Amazônia já vem cumprindo etapas com esse objetivo: 95% dos materiais oriundos da desmontagem e demolição do antigo Estádio Vivaldo Lima foram reaproveitados, meta muito acima do exigido para o LEED, que requer 75%. Exatos 2.850 metros cúbicos de materiais variados (louças, assentos, traves etc.), 23.853 metros cúbicos de concreto (que foi britado e reaproveitado) e uma estrutura metálica de 681 toneladas foram reaproveitados, deixando de sobrecarregar os aterros de Manaus.
O compromisso de obter a certificação LEED para a Arena da Amazônia foi assumido pelo Governo do Amazonas no caderno de encargos para sediar a Copa do Mundo em Manaus e é uma das ações que contribuirão com o programa Green Goal da Fifa, que visa a realização de jogos limpos e amigáveis ao meio ambiente.
Sobre o projeto
A Arena da Amazônia será um estádio completamente novo na cidade de Manaus, construído no lugar do antigo Estádio Vivaldo Lima. Com projeto inspirado na floresta amazônica, a nova Arena terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante a de um cesto de palha.
A obra, no valor de R$ 499 milhões, é financiada com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (75%) e contrapartida do Governo do Amazonas (25%) e está sendo executada exclusivamente pela Construtora Andrade Gutierrez. Os trabalhos começaram em julho de 2010 e deverão ser concluídos em junho de 2013.

PREFEITO CHICO COSTA CONCEDE ENTREVISTA À REDE AMAZÔNICA



O dia de quarta-feira 17 de agosto foi um dia de entrevistas para o Prefeito Chico Costa, atendendo a convite da emissora Amazôn Sat e Radio Amazonas FM, o prefeito participou de quatro entrevistas, em programas diferentes. O primeiro compromisso do Prefeito foi às 7h da manhã no Estúdio da Radio Amazonas FM, onde foi entrevistado pelo radialista Patrick Mota. As 9h horas Chico Costa foi entrevistado ao vivo no programa de TV Amazonas News, apresentado pela reporte Tania Freitas, em seguida gravou outra entrevista para o Jornal do Amazonas, que foi exibido à noite. As 10h o Prefeito concedeu nova entrevista ao jornal Flagrante. Finalizando o dia de entrevista o Prefeito participou do Programa Mulher, exibido ao vivo para todo o Brasil. Em suas diversas entrevista o Prefeito Chico Costa ressaltou o momento Glorioso que vive Carauari com relação a empregos que são gerados pelas empresas HRT, PETROBRAS e outras que trabalham no município, agradeceu o Governador Omar Aziz pala chegada do Asfalto na Cidade, fez um resumo rápido de suas ações no município e finalizou, falando da grande festa do centenário que acontecerá dia 27 de setembro de 2011.            

O PROGRAMA LUZ PARA TODOS JÁ É O MAIOR INVESTIMENTO FEITO NO INTERIOR DE CARAUARI

 

O programa luz para todos que foi iniciado pelo o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já beneficiou milhões de pessoas no Brasil inteiro de norte a sul do país, no Amazonas não é diferente, comunidades que outrora eram isoladas e dependiam de um pequeno gerador de energia elétrica hoje têm energia abundante. No município de Carauari o LUIZ PARA TODOS já beneficiou muito gente, moradores das ruas São José no Loteamento Orlando ramos, Estrada do Gavião, Estrada do Taquara, Estrada do Manduquinha, Estrada do Riozinho, Assentamento do INCRA e etc. Que sofriam com a falta de posteamento e de energia, hoje tem postes e energia 24 horas por dia. No interior do Município varias comunidades estão recebendo a energia do Programa. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Carauari, que está investindo na construção do ramal que vai transcorrer a rede elétrica. As comunidades do, Taquarinha, Pé das Terra, Roque, Nova Esperança, Novo Horizonte, Pupuaí e Gumo do Facão... terão em poucos dias energia mais barata e 24 horas por dia. Graças à sensibilidade do Governo da Presidenta Dilma e ao nosso apoio, entrando com uma contrapartida, de mais de, 300 mil reais. Serei sempre parceiro de projetos como esse, que visem o bem está do nosso povo. Disse o Prefeito Chico Costa.

HOMENAGEM NA CÂMARA Governador Omar Aziz destaca atuação da primeira-dama Nejmi na área social

        


O Governador Omar Aziz ressaltou a importância do trabalho realizado pelaprimeira-dama Nejmi Aziz na área social no Amazonas, ações que, segundo ele,têm contribuído muito no seu governo. Na manhã desta quinta-feira, dia 18 deagosto, o governador participou de sessão solene na Câmara Municipal de Manaus(CMM), em homenagem à esposa, que recebeu a Medalha de Ouro Zany dos Reis, emum dos eventos mais concorridos da cena política local dos últimos tempos. Acomenda é destinada às pessoas que se destacam na área de assistência social efoi proposição da vereadora Glória Carrate.
SegundoOmar, o trabalho da primeira-dama tem surtido um grande efeito em suaadministração, pela disposição e empenho com que ela vem abraçando as causassociais. “Ela acaba ocupando um espaço importante, porque eu não posso estar emtodos os lugares ao mesmo tempo. Apesar de não ter cargo no governo, nacondição de primeira-dama, ela, de certa forma, exerce uma função institucionale isso tem me ajudado muito”.
Emseu discurso, a primeira-dama reafirmou o compromisso de continuar atuando paraajudar o marido nos projetos de governo. “Continuarei sempre trabalhando aolado do governador, para que seus projetos sociais, educacionais, de meioambiente, saúde e todos os outros que contribuam para gerar novas oportunidadesaos amazonenses sejam focados no cuidado com as pessoas”.
Aparanaense Nejmi Aziz, que há 15 anos iniciou trabalho voluntariado esilencioso em Manaus junto ao abrigo Moacir Alves, hoje, na condição deprimeira-dama, acompanha de perto a assistência prestada pelo Governo do Estadoa mais de 50 instituições sociais na capital e no interior, onde tem envolvidoas primeiras-damas dos municípios para trabalharem em parceria. Além da áreasocial, ela tem uma forte atuação, nos segmentos de saúde, educação, trânsito emeio ambiente.
Aprimeira-dama do Amazonas tem atuado na linha de frente das principaiscampanhas lançadas pelo governo e pela sociedade civil organizada. Desde 2010,vem encampando a luta no combate à exploração sexual infantil e em duascampanhas seguidas (2010 e 2011) conseguiu levar às ruas mais de 50 milpessoas, numa mobilização nunca vista antes em atos dessa natureza em Manaus.
Amais nova campanha encampada por ela é em favor da doação de leite materno aosbancos de leite do Governo do Estado, lançada pela Secretaria Estadual de Saúde(Susam), semana passada. Na ocasião, Nejmi recebeu o título de madrinha dosbancos de leite do Estado. Ela foi uma das idealizadoras da mais nova campanhado Departamento Estadual de Trânsito (Detran) “Seja Legal no Trânsito”, tambémlançada recentemente e que tem como principal objetivo combater entre os jovensa prática de dirigir alcoolizado.
Éideia dela o projeto de arborização da Avenida José Lindoso (avenida dasTorres), que com apoio financeiro da Amazonas Energia, plantou mais de 6 milmudas de árvores em toda a extensão da avenida. Também esteve à frente daarborização do conjunto Cidadão XII, na zona Norte.         
Durantea cerimônia, o plenário da CMM ficou pequeno para o número de autoridades,amigos e familiares, entre eles os filhos Enzo e Emjen, que foram acompanhar ahomenagem. Entre os presentes no evento estavam o prefeito Amazonino Mendes, asenadora Vanessa Grazziotin, os deputados federais, Pauderney Avelino, RebecaGarcia e Carlos Souza, os deputados estaduais, vereadores, prefeitos de váriosmunicípios, representantes do poder judiciário, de igrejas, além do grandepúblico que lotou a galeria da CMM.
fonte: Agência de Comunicação do Amazonas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CARAUARI ESTÁ SENDO PAVIMENTADA COM ASFALTO QUENTE




Milhares de carauarienses saíram as ruas em passeata em comemoração a chegada de duas balsas de asfalto e maquinas no município para  recuperação do sistema viário da cidade. Diversas pessoas  agradeceram ao Governador Omar Aziz e ao Prefeito Chico Costa, pelo o inicio dos trabalhos de recuperação do sistema viário da cidade de Carauari, que pela primeira vez recebe um asfalto de qualidade, o asfalto quente.