quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HISTORICO- ALFREDO MARQUES DA SILVEIRA, UM DOS FUNDADORES DE CARAUARI.

 Maria Alsimar Marques da Silveira, neta de ALFREDO MARQUES DA SILVEIRA
Maria Alsimar Marques da Silveira, em visita a Carauari sendo recebida por, Adalberto Celestino- Chefe de Gabinete, Antônia Suzy- Vice-prefeita,Hélio Souza- Secretário de Administração e José Arribamar -  Secretário Particular 

Filho do comerciante Inácio Marques D`Oliveira e Dona Quitéria Marques D´Oliveira, nasceu a 11 de março de 1882, na cidade de São Benedito, Estado do Ceará. Hoje teria 128 anos.
 iniciou seus estudos em sua terra natal, transferindo-se em 1894 para Ipú, cidade cearense, onde completou o curso primário, passando ao secundário.
1898 com apenas 16 anos de idade, buscou as plagas amazônicas, à cata de aventura. Chegando ao Amazonas, internou-se nos seringais do Rio Juruá, onde, depois de alguns anos de lutas ingentes, em que sua fibra de moço e energia inquebrantável operaram milagres do sacrifício compensado, tornou-se comerciante e proprietário, sendo no ano, o maior proprietário do Município de Carauari.
 Casado com a Exma. Sra. Maria do Carmo Campelo Marques, carauariense que sempre esteve ao seu lado nas labutas e ideais políticas, dessa união nasceram 06 filhos carauariense: DJANIRA MARQUES DA SILVEIRA CASTRO, WALDEMAR MARQUES DA SILVEIRA, NEUSA MARQUES DA SILVEIRA AMARAL, SILDOMAR NAZARETH MARQUES DA SILVEIRA,  IGNÁCIO MARQUES DA SILVEIRA e ELSE MARQUES DA SILVEIRA .
Sua vida pública teve início com a nomeação, interina, para o cargo de Adjunto de Promotor, em 1903, no município de Tefé, a que pertencia naquele tempo Carauari, Delegado de Segurança, e Juiz de Direito como suplente, cargos honoríficos, sem remuneração. Com sua especialidade técnica a que sempre se dedicou: A várias modalidades comerciais, proprietário de grandes seringais numa extensão de cerca 1000 milhão de hectares, dedicou-se o informante das indústrias  extrativas da goma-elástica, retirada das seringueiras, óleos vegetais, madeiras e frutas das região, criador de bovinos, cuidando ainda da cultura dos campos, já tendo tido sob á sua direção mais de mil homens trabalhando.
 Em 1911 a frente do movimento colaborou na criação do Município de Xibauá, hoje Carauari, a qual deu origem à lei estadual nº 683, de 27 de setembro de 1911.
de 1904 a 1914, lhe foi confiada a Subdelegacia do Distrito a que pertenciam os seringais onde exercia as suas atividades. De 1914 a 1922 exerceu as funções de Juiz de Casamento na mesma região.
 Em 1917 foi eleito Intendente Municipal (hoje Vereador) tendo sido guindado ao posto de Presidente da Câmara em pleito sucessivo durante 5 lustros. Ainda em 1917, esteve à  frente dos destinos de Carauari, durante 4 meses, na qualidade de substituto eventual do Prefeito.
 Foi presidente do Partido Socialista, único órgão político existente no Município.
Em 1929 exerceu as funções  de 1º. Suplente de Juiz de Direito, durante 6 (seis) meses, por nomeação legal.
 Publicou um Folheto “ AS DESORDENS EM  CARAUARI” – onde registrou as ocorrências da Revolução de 1924 em que, como Prefeito, sofreu violências e ataques á mão armada,  tendo dominado o MOVIMENTO.
 Em 1923, teve o seu nome sufragado nas urnas, por unanimidade de eleito Prefeito de Carauari, permaneceu nesse cargo até 04 de abril de 1926, data em que passou o governo ao seu substituto nomeado Sr. Celino Meneses, continuando politico e dedicando-se sempre às suas atividades comerciais.
 1930, por força do Ato Estadual nº 45, de 02 de novembro foi o Município de Carauari suprimido, perdendo sua autonomia e anexado a seu território ao de Tefé. Inconformado com este ato, baixado pelo então Interventor Dr. Álvaro Bo telho Maia, veio a Manaus, trazendo uma exposição assinada por ele e diversas pessoas influentes, da qual fez entrega ao Interventor e, graças aos bons ofícios dos: Dr. Pereira da Silva e Dr. Ruy Gama, Secretário Geral do Estado e Chefe da Casa Civil, respectivamente, conseguindo a restauração da autonomia do Município, sendo nessa ocasião nomeado Prefeito o seu genro (engenheiro agrônomo) Dr. Antônio José Augusto de Meneses Castro.
 Em 1935 sua Exa. o Governador do Amazonas Dr. Álvaro Maia, em ato referendado a 25 de março nomeou-o Prefeito de Carauari, função nas quais permaneceu nomeado e posteriormente eleito, até 30 de abril de 1947.
 Durante a sua última gestão edificou a Cidade de Carauari dotando-a de tudo o que hoje possui:  diversos prédios públicos, de alvenaria, tais como: Edifício da Prefeitura, Grupo Escolar, Mercado, Delegacia de Policia, Cadeia, Coletoria, Estação de Radio, ruas bem traçadas e arborizadas, praças ajardinadas, luz elétrica, água encanada, estação telegráfica, serviço de alto-falante, 16 escolas no interior, assistência dentária à infância escolar, um necrotério de alvenaria,  plaque amento das sepulturas e numeração.
 Está a cidade dotada de uma Biblioteca, contando com mais de 2.000 volumes. Ainda com os seus esforços particulares e sob sua imediata direção foi construída uma bela Igreja que constituí num verdadeiro orgulho ao Município.
 Como comerciante e seringalista construiu 02 (duas) residências particulares e diversas outras de sua propriedade,
 Em 1942, foi distinguido com designação do seu nome para representante dos Municípios do Amazonas nas solenidades do Batismo da cidade de Goiânia.

 Em 1950, representou o Município de Carauari no 1º. Congresso dos Municípios Brasileiros, em Quitandinha no Rio de Janeiro.
 Em agosto de 1950, foi convidado pelo P.S.D. para integrar a chapa de Deputado que comporiam a atual Assembleia Legislativa, sendo eleito no pleito de 03 de outubro de 1950. 
 Com seus esforços junto aos poderes públicos,  chegou a conclusão no Município de Carauari, o campo de pouso e uma estrada de rodagem com 14 km, já em tráfego. O Município já possui um trator e um caminhão.
Em 1952 na qualidade de Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas representou esse poder no Congresso de Presidentes na cidade de Vitória Espirito Santo e em Cuiabá como devotado Sindicato dos Seringalistas representando esse sindicato naquela cidade.
 Em virtude da ausência do Excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Amazonas  Dr. Álvaro Botelho Maia, , como exercia a Presidência da Assembleia Estadual, no dia 21 de julho de 1952, assumiu a o governo do Estado do Amazonas, cargo que exerceu sem isenção de ânimo partidário, fazendo valer sobretudo neste sodalício a alta expressão moral ao lado da fibra de espirito administrativo que lhe era peculiar, exercendo esse cargo até 18 de outubro de 1952, residindo no Palácio Rio Negro situado na avenida Sete de Setembro.
 No ano de 1952, estando no governo do Estado do Amazonas, recebeu o Presidente da República Getúlio Vargas, desfilando pela cidade em carro aberto sendo aplaudido pelo povo. Existia uma semelhança física entre eles dois.
 Em 03 de outubro de 1954 foi reeleito Deputado Estadual , na Assembleia Legislativa continua exercendo com denodo e capacidade, o cargo que o povo lhe confiou, cujo mandato terminou em 20 de dezembro de 1958.
 No  Município de Carauari terra que fez sua pelo coração, goza do mais alto conceito como politico, comerciante, seringalista, cidadão e chefe de família exemplar.
Maria Alsimar Marques da Silveira, neta de ALFREDO MARQUES DA SILVEIRA, tem guardado com muito carinho esta relíquia, documento que foi escrito pelo próprio avô, já com as folhas bem amareladas e gastas pelo tempo. Tem a honra de dar continuidade ao sobrenome  Marques da Silveira.
Alsimar fala um pouco sobre seus tios e pais que foram também batalhadores para construir a cidade de Carauari.
Casado com a Exma. Sra. Maria do Carmo Campelo Marques, carauariense que sempre esteve ao seu lado nas labutas e ideais políticas, dessa união nasceram 06 filhos carauariense: DJANIRA MARQUES DA SILVEIRA CASTRO ( já falecida, morreu no Rio de Janeiro com 107 anos) foi casada com o Dr. Antônio de Meneses Castro (ex-Prefeito de Carauari) WALDEMAR MARQUES DA SILVEIRA (já falecido solteiro morreu no Rio de Janeiro) NEUSA MARQUES DA SILVEIRA AMARAL (já falecida morreu em Manaus) casada com Samuel do Amaral (ex-Prefeito de Carauari) dessa união nasceu um filho que foi Prefeito de Carauari Sr. José Alfredo Marques da Silveira Amaral), SILDOMAR NAZARETH MARQUES DA SILVEIRA (já falecido morreu com 90 anos) casado com Altiva Pessoa Marques da Silveira foi professora em Carauari, hoje com 93 anos quando nasceu em Carauari a cidade já existia há 07 anos) seu pai também seringalista Sr. Arcanjo de Araújo Pessoa, foi também comerciante, deixou de herança para suas 06 filhas dois seringais Idílio 5.202.757 há e Mucuim 4.773,67 ha, situado a margem esquerda do Rio Juruá, no Município de Carauari perfazendo um total de 9.976,431ha que até a data de hoje é explorado madeiras de lei. Residente em Brasília com sua filha Maria Alsimar Marques da Silveira Mello, a qual é procuradora das herdeiras estando passando uma temporada em Manaus para vender os respectivos seringais. IGNÁCIO MARQUES DA SILVEIRA (já falecido morreu no Rio de Janeiro) casado com Darcy Oliveira Silveira ELSE MARQUES DA SILVEIRA ( VIUVA com seus 95 anos vive no Rio de Janeiro, elegante e lúcida é poetisa e artista plástica, exercendo  ainda essas profissões.

HISTÓRICO- KETLEN NASCIMENTO

KETLEN NASCIMENTO GOMES, NASCEU EM MANAUS NO DIA 13 DE ABRIL DE 1989, MUDOU-SE PARA CARAUARI-AM (INTERIOR), AOS SEIS ANOS DE IDADE, SURPREENDEU OS PAIS CANTANDO KARAOKÊ .

EM CARAUARÍ COMEÇOU A TOCAR VIOLÃO AOS 12 ANOS NA IGREJA CATÓLICA, RECEBEU POUCAS AULAS DE VIOLÃO COM IRMÂ BÁRBARA, TORNOU-SE AUTO DIDATA, O PAI A ALIMENTOU COM LIVROS E CD”S QUE ELA SEMPRE GOSTOU MUITO: MPB, CANTAVA E TOCAVA NA EQUIPE DE LITURGIA DA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO, NAQUELA CIDADE, VEIO PARA A CAPITAL, EM JANEIRO DE 2006, DOIS MESES DEPOIS VEIO TODA FAMÍLIA (PAI, MÃE E IRMÃ).

ESTUDOU O FUNDAMENTAL/MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS, HOJE FAZ FACULDADE DE PSICOLOGIA (UNINILTON LINS), MATUTINO, 9º PERÍODO, FORMANDO-SE NESTE ANO DE 2010. REGISTRADA NA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL SOB Nº 3237-1577, SE APRESENTA EM EVENTOS DIVERSOS DA CIDADE: MANAUS PLAZA SHOPPING, TROPICAL HOTEL, COMFORT HOTEL, EMPORIUM ROMA. CANTA MÚSICAS REGIONAIS, INTERNACIONAIS EM ESPANHOL E ITALIANO.   TEM 01 CD GRAVADO COM 10 MÚSICAS DE SUA AUTORIA, COM APOIO CULTURAL DAS SECRETARIAS ESTADUAL E MUNICIPAL DE CULTURA E CONTRATANTES DIVERSOS.

É VOLUNTÁRIA DO GRUPO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER-GACC, ABRIGO MOACIR ALVES, AMIGAS DA MAMA, ATENDE PEDIDOS PARA SHOWS EM CASAMENTOS, ANIVERSÁRIOS, FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÕES, SHOPINGS CENTER, EM ABERTURAS DE FESTAS, (ALMOÇO, JANTAR ETC), POIS SEU ESTILO DE VOZ E VIOLÃO PROPORCIONA TRANQUILIDADE AO AMBIENTE.

TEM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE VOZ E VIOLÃO EM ESTILO ACÚSTICO, EM DEZEMBRO 2006 FOI LANÇADO O CD: SEGUNDAS NO PALCO, TEATRO AMAZONAS, A KETLEN TEM UMA MÚSICA PRÓPRIA NA FAIXA 06 “AGUIAS”. EM 2007 FORAM GRAVADAS OUTRAS DUAS MÚSICAS, SUAS AMAZÔNIA E SEGREDO COM INTERPRETAÇÃO DA KETLEN E NADIA CAMINHA. EM 2009 LANÇOU O SEU 1º CD “AMAZÔNIA”, QUE PODE SER COMPRADO EM MANAUS NAS LOJAS www.bemol.com.br

E DISCO LASER. EM 2010 MÚSICA NOVA “PENSANDO VERDE” NO CD DO TEATRO AMAZONAS, E PROJETO DE GRAVAÇÃO DE DVD “KETLENCANTAMAZÔNIA” APOIO: BASA – BANCO DA AMAZÔNIA, COM LANÇAMENTO PARA DEZEMBRO DE 2010.



EM ABRIL DE 2008, FOI SELECIONADA PELA PRODUÇÃO DO DOMINGÃO DO FAUSTÃO (REDE GLOBO), VENCEU A PRIMEIRA ETAPA. RETORNOU A GLOBO EM JUNHO DE 2008, (ASSISTA AO VIDEO EM: www.youtube.com/watch?v=VASF4t0_s98 COMO ÚNICA MULHER A IR PARA A GRANDE FINAL DO QUADRO OS IMITADORES INTERPRETANDO ANA CAROLINA. GRAVOU UM ESPECIAL NA REDE BANDEIRANTES (PROGRAMA DO LEÃO LOBO) 2008, ATUALÍSSIMA EM PARINTINS. O PROGRAMA ENCERROU A TRANSMISSÃO DAQUELE MUNICÍPIO COM A MÚSICA AMAZÔNIA DE KETLEN NASCIMENTO. EM 11 DE SETEMBRO DE 2009 FEZ UMA APRESENTAÇÃO NO AO VIVO MUSIC, SÃO PAULO COM O APOIO DA MANAUSCULT.

EM 2009 FOI SELECIONADA NOVAMENTE PELO EDITAL DA SEC – SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA PARA APRESENTAÇÕES EM SEUS ESPAÇOS CULTURAIS.



AGRADECE: O APOIO QUE TEM RECEBIDO DE TODOS OS AMIGOS E CONTRATANTES.

CONTRATOS PARA SHOWS PODEM LIGAR: (092) 3641-0955 (fone e Fax) ou 9123-6921 e 8164-4172.


Centro de Convivência da Família de Carauari


Iniciado no ano 2009, o Centro de Convivência da Família será um local de lazer para as famílias carauarienses, o projeto prever vários ambientes com, piscina, sala de cinema, salão de eventos, academia etc. A construção do centro foi desacelerado por falta da liberação da segunda parcela do recurso destinado para execução do projeto. O Prefeito Francisco Costa, hoje dia 14 de setembro vai se reunir com a Secretária de Assistência Social do estado, Sr.ª Regina, e posteriormente com o Governador do Estado Omar Aziz, para discutir sobre a liberação da segunda parcela para a continuação da obra.   

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CENTRO DE MULTIPLO USO DE CARAUARI





O Prefeito Francisco Costa, recebeu do ex-administrador do município no inicio do ano de 2009 algumas obras inacabadas, e entre alas estava o Centro de Múltiplo Uso que estava somente iniciado. Logo que começou seu governo, o Prefeito percebendo que Carauari era carente de um local adequado onde pudesse executar programas de âmbito social, se esforçou grandemente para concluir a obra, mesmo não tendo recurso orçado para finalizá-la, destinou recurso e com dificuldades concluiu-a, meses depois. Surgiu assim um local exclusivo para o desempenho de varias atividades, Programa como: Leite é Vida, Cursos de Corte e Costura, Cursos de Bordado, capoeira, fabricação de picolés, cinema para crianças e adolescentes etc, são hoje desenvolvidos no local. O Programa Leite é Vida, que tem apoio da PETROBRAS e Prefeitura Municipal de Carauari e execução da AMARU atende mais de 2.000(duas mil), famílias carentes, com a distribuição gratuita de dois litros de leite de soja três vezes por semana

Desfile de Sete de Setembro em Carauari






Milhares de pessoas se aglomeraram na Praça Central, José Paulino Gomes, para prestigiar o desfile de sete de setembro. O evento faz parte de um projeto de revitalização dos costumes culturais de nossa terra. O desfile que por muitos e muitos anos fez parte do calendário de eventos do município, durante alguns anos, foi interrompido, retornando no ano de 2009. Escolas estaduais, municipais, associações, secretarias municipais, igrejas, Desbravadores, Tiro de Guerra e outros, fizeram parte do grande desfile que aconteceu na Rua: Dom Pedro II. Às 8h o evento iniciou com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos pátrios, em seguida iniciou o desfile. A macha deste ano 2011 celebrou Carauari em seus cem anos de existência, personalidades como médicos, professores, comerciantes, juízes e políticos foram homenageadas, por seus relevantes trabalhos junto à comunidade carauariense. Tivemos a presença de varias autoridades no evento, o Prefeito Francisco Costa representando o Poder Executivo, Dr. Jânio Tutomu Takeda o Poder Judiciário do Município e o Vereador João Dantas, representando o Poder Legislativo.  

PREFEITO CHICO COSTA VISITA VARIAS INSTITUIÇÕES NA CAPITAL DO ESTADO



Em viagem à capital do estado, o Prefeito Chico Costas visitou varias instituições com o objetivo de firmar acordos e solucionar problemas. Um dos primeiro compromissos do Prefeito em Manaus, foi o de se reunir com a direção do IPAAM para tratar assuntos relacionados ao meio ambiente e a licenciamentos ambientais. No Palácio do Governo o Prefeito fez uma visita formal ao Governador do Estado, Omar Aziz e ao Secretário de Governo, George Tasso, para tratar de assuntos relacionados ao Centenário do Município, como asfalto, obras e etc. No dia 17 de agosto o Prefeito foi recebido pelo gerente da HRT no Estado do Amazonas o Sr. Graco, onde tratou de assuntos diversos, de interesse do município. “Há uma frase muito conhecida pelos prefeitos do interior: Prefeito que não vai atrás de recurso na capital, não consegue nada pra seu município. E com essa ideia em mente
eu tenho procurado de todas as formas possíveis, conseguir recursos para nosso município, em Manaus, Brasília e até mesmo fora do país. O importante é que Carauari cresça, mas que cresça organizada e com qualidade de vida para o nosso povo” disse o prefeito Chico Costa.

INCÊNDIO CRIMINOSO ATRAPALHOU A PAVIMENTAÇÃO DA CIDADE


O povo de Carauari, que fez uma linda festa com a chegada do material para pavimentação de suas ruas, amanheceu nesta segunda-feira triste.  A tristeza dá-se pelo fato da pavimentação de suas ruas terem sido interrompidas com um incêndio no local onde estava a maquina de asfalto. O incêndio aconteceu por volta das duas horas da madrugada de domingo para segunda, segundo testemunhas que passavam pelo local. O incêndio atingiu duas carretas, um caminhão, dois tanques de asfalto, geradores, maquina de asfalto e etc. O responsável pela empresa o Sr. João, acha que o incêndio não foi acidental. “O gerador a caixa de energia e outros utensílios que produzem centelhas não ficam próximos do local do fogo”. Disse ele. O Prefeito Chico Costa lamentou. “Lamento muito o ocorrido, não consigo imaginar uma pessoa em sã consciência atear fogo no material da pavimentação. O prejuízo é de todos nós. Vou pedir empenho das autoridades policias nas investigações. Há fortes indícios de que o  incêndio foi criminoso, queremos saber quem foi o responsável por esse crime, que sem duvidas será punido de acordo com a Lei” disse Chico Costa. A Policia Militar esteve no local do incêndio procurando indícios da autoria do crime e continuará investigando o fato.   

Apresentação HRT


Aconteceu dia 31/08 no auditório da Escola Estadual Sergio Rufino de Oliveira uma apresentação da empresa HRT. Participaram do evento centenas de pessoas de diversas áreas da sociedade de Carauari, professores, alunos, autônomos, empresários, comerciantes, funcionários públicos... A Vice-prefeita Antônia Suzy participou do evento.
A HRT é uma das maiores empresas privada na área de exploração de petróleo no Brasil. Com sua sede na cidade do Rio de Janeiro, a empresa atua também em países como a Namíbia, Holanda, Canadá e etc.
Em Carauari a empresa tem gerado emprego diretamente a centenas de famílias. São técnicos de enfermagem, técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros, plataformistas, topógrafos, auxiliar de serviços gerais e etc. São centenas de pessoas que estão tendo a oportunidade de trabalhar, fomentando a economia local e gerando renda para suas famílias, graças ao momento favorável que vive Carauari com a chegada da HRT.
A apresentação da empresa, além de transparente, contou com a participação da plateia, que fizeram perguntas, perguntas essas que foram respondidas pelos funcionários da empresa, que organizaram o evento.

Prefeito Chico Costa assina acordo em Portugal

                             Prefeito Chico Costa e o Sr. Bernardo Pacheco de Carvalho
                             Coordenador de agropecuária da Universidade Técnica de Lisboa

O Prefeito Chico Costa acaba de retornar de uma viagem a Portugal, onde fora firmar convênios e parcerias com a Universidade Técnica de Lisboa-ISA, Instituto de Investigação Cientifica Tropical e Rede de Educação, Informação e Cidadania para Segurança Alimentar e o Desenvolvimento Sustentável, que beneficiarão as famílias carauarienses. Aliás, este trabalho visa também o intercâmbio de experiências, com visitas de engenheiros agrônomos e técnicos do setor Primário entre países da CPLP, (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa), propor ações de cooperação capazes de mobilizar recursos e convênios com o Banco Mundial.
Fonte: Jornal Amazonas em Tempo

Centenário- Ação Cidadã nos Bairros Fátima, Nova Republica, 14 Biss, Jucunda e Conjunto da Caixa.









O envolvimento popular em todas as ações das festividades do centenário é uma das principais metas da Administração Municipal no centenário do município, e pra isso serão realizadas ações diversas nos bairros da cidade durante todo o mês de setembro. No dia 03 foi à vez do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, e no dia 10 de setembro foi nos Bairros  de Nova Republica, 14 Biss, Jucunda e Conjunto da Caixa. A programação deu-se inicio às 6h da manhã com Feira do Produtor Rural de Carauari, organizada pela Secretaria Municipal de Produção Rural. Macaxeira, pupunha, banana, goma, cará, abacate, molhos, tucumã, ingá e etc. foram alguns dos produtos comercializados na feira.
Na Ação Cidadã dos bairros tivemos, limpeza publica; torneios de voleibol e futsal masculino e feminino, nas categorias, Infantil, Sub-17 e Amador, envolvendo centenas de atletas; emissão de Carteiras de trabalho, Carteira de Identidade, primeira e segunda via de Registro de Nascimento; Manicure, peticure, cabeleireiro e sopão popular. A Secretaria Municipal de Saúde-SEMSA, ofereceu atendimento médico e odontológico, aferimento de Pressão e medicamento gratuito às pessoas que foram consultadas.
O evento continuou a noite com a Festa Cultural do Bairro a partir das 19h30min. Com apresentação de banda e artistas locais. Aconteceu ainda a escolha da Rainha e Princesa do  Bairro, que representarão o bairro na disputa pela escolha da Miss Centenária que acontecerá dia 27 de setembro, dia do aniversário do município. O Prefeito Chico Costa esteve no evento e ressaltou a importância da Ação Cidadã nos bairros. “Fico feliz em ver todo o bairro envolvido nesta ação: crianças, adolescentes, jovens, senhoras e senhores, todos felizes  e com um só objetivo que é a participação nesta grande festa do município: Parabéns a todos os carauarienses”. 

Luz para todos em Carauari


O Programa Luz para Todos, que foi criado pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já beneficiou milhões de pessoas no Brasil inteiro, de norte a sul do país. No Amazonas não é diferente, comunidades que outrora eram isoladas e dependiam de um pequeno gerador de energia elétrica para gerar energia cara e com pouco tempo de duração, hoje têm energia abundante. No município de Carauari o LUZ PARA TODOS já beneficiou muito gente, tanto na sede do município como também nas comunidades ribeirinhas, moradores das ruas São José, no Loteamento Orlando ramos, Estrada do Gavião, Estrada do Taquara, Estrada do Manduquinha, Estrada do Riozinho, Assentamento do INCRA e etc, que sofriam com a falta de posteamento e de energia, hoje têm postes e energia 24 horas por dia. No interior do Município várias comunidades estão recebendo a energia do Programa, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Carauari, que está investindo mais de 300.000 reais na construção do ramal, que vai transcorrer a rede elétrica. As comunidades do Taquarinha, Pé da Terra, Roque, Nova Esperança, Novo Horizonte, Pupuaí e Gumo do Facão, terão em poucos dias energia mais barata e 24 horas por dia. “Obrigado Prefeito Chico Costa, pelo trabalho que o senhor está fazendo aqui no interior, agora nós do interior somos olhados e vamos ter energia o dia todo” Disse uma moradora da Comunidade do Roque. 

Prefeito Chico Costa distribuirá casas na festa do Centenário


Já está em fase de conclusão a construção de 40 casas no bairro do Morumbi. Essas casas fazem parte de um projeto audacioso do Prefeito Chico Costa, que já entregou mais de 100 casas a famílias carentes do município que não tinham moradia. Segundo o Prefeito, no dia 27 de setembro, dia do aniversario do município, serão sorteadas sete casas somente para quem não tem sua casa própria, e até o dia 31 de dezembro serão distribuídas mais 33 casas, nos mesmos critérios, só concorrendo pessoas que não tenham moradia. 

Prefeitura compra nova bomba para esgoto sanitário-

Prefeito compra uma bomba moderna, que custa mais de 30.000 reais, para o esgoto sanitário de Carauari. Segundo o Prefeito Chico Costa a aquisição da nova bomba, foi uma tentativa de consertar um grave erro da administração passada, que não cumpriu com as determinações do IPAAM, quanto à capacidade da bomba do esgoto. “Foi colocada uma com capacidade inferior a bomba do projeto, quase levando o município a devolver o valor de 4.500.000,00 reais, algo que seria considerado uma tragédia para todos nós”.


Abertura do Centenário de Carauari


Vice-prefeita Antônia Suzy
 As 7h da manhã, com saída da brinquelândia iniciou a Corrida do Fogo Simbólico, onde alunos da rede estadual e municipal de ensino revezavam na corrida com a tocha a cada 100 metros, percorrendo toda a cidade. As 8h a tocha do Fogo Simbólico chegou à Praça José Paulino Gomes, onde a Vice-prefeita Antônia Suzy recebeu a tocha das mãos do atleta Gustavo Wallace,(Guri),  acendeu a pira, e declarou abertas as festividades do centenário. A pira ficará acesa até o dia 27 de setembro dia do aniversario do município. O Prefeito Chico Costa, que estava de viagem a capital do estado, chegou às 8h30m e também participou do evento.

Carauari completa cem anos, e onde estão nossos prédios históricos?

                                 Foto: Rangelson
Um povo, em cem anos de existência, adquire riquezas incalculáveis na historia na educação na arquitetura na ciência etc. Carauari tem muito do que se orgulhar no que diz respeito a sua historia. Tivemos momentos memoráveis que nos conta o passado. Na educação evoluímos bastante, temos inclusive um Índice de Desenvolvimento Humano dos melhores do Estado. A saúde também deu um grande salto. Hoje temos postos de saúde nos bairros, um belo hospital. Agora quando se fala de nossa historia no quesito prédios históricos de nosso município, só fica a lembrança na mente dos que conheceram, os que não conheceram infelizmente não terão a oportunidade de ver, o nosso antigo mercado, onde as pessoas compravam e vendiam. Quem não se lembra da escola Francisco Alves? Uma das nossas primeiras escolas, onde muitos carauarienses fizeram seu Ensino Médio. Cadê o antigo Cruzeiro da igreja, e muitos outros             prédios que foram demolidos? É, não temos mais nossos prédios históricos! Todos foram destruídos, não se sabe por que: Se por capricho, se por orgulho, ou simplesmente para apagar das placas de inauguração o nome dos Prefeitos que os construíram.

sábado, 3 de setembro de 2011

Centenário de Carauari- Ação Cidadã no Bairro de Fátima.







O envolvimento popular em todas as ações das festividades do centenário é uma das principais metas da Administração Municipal no centenário do município, e pra isso serão realizadas ações diversas nos bairros da cidade durante todo o mês de setembro. Hoje dia 03 de setembro foi à vez do Bairro de Nossa Senhora de Fátima. A programação deu-se inicio às 6h da manhã com Feira do Produtor Rural de Carauari, organizada pela Secretaria Municipal de Produção Rural. Macaxeira, pupunha, banana, goma, cara, abacate, molhos, tucumã, engar e etc. foram alguns dos produtos comercializados na feira.

A Ação Cidadã do bairro de Fátima teve ainda limpeza publica no bairro-Secretaria de Obras e Urbanismo. Torneios de voleibol e futsal masculino e feminino, nas categorias, Infantil, Sub-17 e Amador, envolvendo centenas de atletas do próprio bairro. Retirada de Carteiras de trabalho, Carteira de Identidade, primeira e segunda via de Registro de Nascimento outros documentos; Manicure, reticure e cabeleireiro; sopão popular e etc. também foram oferecidos aos moradores do bairro pela Secretaria de Assistência Social e Junta de Serviço Militar do Município.  A Secretaria Municipal de Saúde-SEMSA, ofereceu no posto do Bairro, atendimento médico e odontológico, aferimento de Pressão... E medicamento gratuito ás pessoas que forem consultadas.


O evento continua a noite com a Festa Cultural do Bairro a partir das 19h30min. Com apresentação de banda e artistas locais. Acontecerá ainda a escolha da Miss Bairro de Fatima, que representará o bairro na disputa pela a escolha da Miss Centenária que acontecerá dia 27 de setembro, dia do aniversário do município. O Prefeito Chico Costa esteve no evento e ressaltou a importância da Ação Cidadã nos bairros. “Fico feliz em ver todo o bairro envolvido nesta ação, crianças, adolescente, jovens, senhoras e senhores, todos felizes com um só objetivo, se envolver nesta grande festa do município, parabéns a todos os carauarienses”.              

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ABERTURA OFICIAL DO CENTENÁRIO DE CARAUARI

                                                     Corrida do Fogo Simbólico
 Acendimento da pira, pela vice-prefeita Antônia Suzy

                                               Multidão na Praça José Paulino Gomes
                                                         Prefeito Francisco Costa
                                          Vice-prefeita Antônia Suzy e Vladimir Bastos
                                             alunos da rede municipal de ensino


As 7h da manhã, com saída da brinquelândia iniciou a Corrida do Fogo Simbólico, onde alunos da rede estadual e municipal de ensino reversavam na corrida com a tocha a cada 100 metros, percorrendo toda a cidade. As 8h a tocha do Fogo Simbólico, chegou à Praça José Paulino Gomes, onde a Vice-prefeita Antônia Suzy recebeu a tocha das mãos do atleta Gustavo Wallace,(Guri),  acendeu a pira, e declarou abertas as festividades do centenário. A pira ficará acesa até o dia 27 de setembro dia do aniversario do município.
O Prefeito Chico Costa, que estava de viagem a capital do estado, chegou às 8h30m e também participou do evento.

CENTENÁRIO- Portais nos bairros



Está prevista para o dia 05 de setembro a inauguração dos portais dos bairros. Estão sendo construindo portais nos bairros de Fátima, Nova Republica, Samuel Amaral e Centro que embelezarão a entrada dos bairros de nossa cidade. A equipe do portal campeão será premiada em dinheiro.

APRESENTAÇÃO HRT




Aconteceu ontem no auditório da Escola Estadual Sergio Rufino de Oliveira uma apresentação da empresa HRT. Participaram do evento centenas de pessoas de diversas áreas da sociedade Carauari, professores, alunos, autônomos, empresários, comerciantes, funcionários públicos... A Vice-prefeita Antônia Suzy participou do evento.
A HRT é uma das maiores empresas privada na área de exploração de petróleo no Brasil. Com sua sede na cidade do Rio de Janeiro. A empresa atua também em países como a Namíbia, Holanda, Canadá e etc.
Em Carauari a empresa tem gerado emprego diretamente a centenas de famílias. São técnicos de enfermagens, técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros, plataformistas, topógrafos, auxiliar de serviços gerais e etc. São centenas de pessoas que estão tendo a oportunidade de trabalhar, fomentando a economia local e gerando renda para suas famílias, graças ao momento favorável que vive Carauari com a chegada da HRT.
A apresentação da empresa, além de transparente, contou com a participação da plateia, que fizeram perguntas, perguntas essas que foram respondidas pelos funcionários da empresa, que organizaram o evento.