terça-feira, 23 de outubro de 2012

Candidato derrotado Bruno Ramalho é acusado de enganar a empresa Manaus aerotáxi


Bruno Ramalho ex-prefeito de Carauari e candidato derrotado na campanha 2012 é acusado de enganar a empresa Manaus aerotáxi em reserva de passagens. Segundo testemunhas, Bruno reservou no escritório da empresa 11 passagens aéreas que seriam destinadas aos seus correligionários políticos, que no sábado iriam para Manaus.
Animado com a venda de 11 passagens, o gerente local da empresa solicitou uma aeronave exclusivamente para Bruno Ramalho. Mas ao chegar o avião, Bruno manda um recado ao gerente, dizendo que não precisaria mais do voo, pois iria em outro avião.
Com sua ação o ex-prefeito Bruno ramalho não somente enganou a Manaus aerotáxi, mais também deu um grande prejuízo a uma empresa que presta um serviço essencial ao nosso povo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Usuários da rede de saúde do Amazonas vão ser alertados sobre data de consulta pelo celular





Pacientes com consultas agendadas nas unidades estaduais de saúde do Amazonas vão receber mensagens no celular lembrando a data e o horário do atendimento. A novidade é pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e foi lançada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (22), com a meta de reduzir o tempo de atendimento a população, conforme determinação do governador Omar Aziz. O serviço está disponível para os usuários do sistema em Manaus.

Diariamente, são agendadas mais de 600 mil consultas para atendimento médico especializado e realização de exames nas unidades de atendimento especializado mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Segundo dados do Sistema de Regulação (Sisreg), banco de informações cadastrais do serviço estadual de saúde, em média, cerca de 200 mil pessoas faltam ao atendimento marcado, o equivalente a 40% das vagas disponibilizadas na rede.

A principal alegação é o esquecimento da data. O problema acaba contribuindo para aumentar o tempo de espera por vagas na rede. A feirante Luzia Liberato passou por essa situação. Ela havia marcado consulta para um oftalmologista na Policlínia Zeno Lanzine, no Tancredo Neves, zona leste de Manaus, e acabou não indo a consulta no dia agendado. “Eu marquei e esqueci. A gente tem muita coisa para fazer e acaba passando”, disse a feirante, enquanto remarcava o atendimento.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, com o SMS enviado para o celular do paciente a expectativa é reduzir o tempo de espera para atendimento de uma maneira geral. Mais de 70% dos pacientes que buscam consultas e exames na rede possuem telefone celular cadastrado para contato. O SMS será enviado 48 horas antes do dia da consulta para o telefone do paciente, avisando o dia, horário e local da consulta. A novidade será estendida para o interior a partir do ano que vem.

“Vamos otimizar o atendimento utilizando a tecnologia. Identificamos que grande parte dos usuários possuem celular cadastrado no Sisreg e desenvolvemos esse sistema para facilitar a vida deles e também no sentido de melhorar o atendimento de uma maneira geral. Muitas vagas disponibilizadas na rede são preenchidas e não utilizadas. Isso gera uma nova demanda, pois o paciente vai retornar para marcar nova consulta”, frisou Alecrim.

A pedagoga Hildamar Silva participou do teste do novo sistema e recebeu um SMS em seu celular avisando sobre a consulta. Para ela, o novo serviço está aprovado. “Eu acredito que é um avanço na saúde. Hoje a vida da gente é muito corrida e com certeza isso vai auxiliar para a gente não perder as consultas”.

Com o lembrete, dona Luzia acredita que vai ser mais difícil esquecer a consulta na próxima vez. “É muito bom porque a gente fica em contato o tempo inteiro. Vai ser muito bom. A gente vai ficar ‘despertado’ e não vai esquecer”, disse.

O sistema de envio de mensagens funcionará acoplado ao Sisreg, implantado em 2009 para informatizar e regular o processo de marcação de exames e consultas especializadas no Amazonas. Para implantar o sistema de envio de mensagens telefônicas, serão investidos R$ 34,5 mil por ano.

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Prefeito reeleito de Carauari Chico Costa faz festa da vitoria no sábado dia 20

Passeata na Rua São Jacob

Aconteceu no sábado dia 20 de outubro a festa da vitoria do prefeito reeleito de Carauari Francisco Costa dos Santos. O prefeito que foi reeleito no domingo dia 08 teve sua festa adiada devido à doença de sua mãe que estava internada em uma UTI na cidade de Manaus.

A festa da vitoria, teve seu inicio às 16h no aeroporto local, com uma grande recepção na chegada do prefeito. Continuou com passeata pelas ruas da cidade e finalizou na Orla Municipal com discurso e festa dançante.

“Obrigado povo querido, pela confiança, iremos trabalhar cada dia para honrar seu voto. Em nosso governo o povo estará sempre em primeiro lugar, todos terão oportunidades iguais, nos esforçaremos para que as famílias sejam respeitadas, que nosso povo continue gozando da paz e da liberdade onde ninguém seja perseguido. Obrigado de coração, primeiro a Deus e também ao povo” Disse Chico Costa em seu discurso.
Prefeito em passeio em carro aberto nas ruas de Carauari

Prefeito em passeio em carro aberto nas ruas de Carauari

Passeata na Rua Dom Pedro II


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Prêmio do Festival de Teatro da Amazônia será batizado com o nome do ator Sérgio Lima

A partir de 2013, a principal premiação do Festival de Teatro da Amazônia (FTA), o Prêmio Circulação, receberá o nome do ator Sérgio Lima, falecido no início deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Robério Braga, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, durante a cerimônia de premiação dos espetáculos da nona edição do evento, que é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), em parceria com a Federação de Teatro da Amazonas (Fetam). 

A solenidade foi aberta com um vídeo dedicado ao homenageado no festival, o ator Sérgio Lima. “É uma homenagem justa a esse profissional que fez parte da história do teatro local”, ressaltou Braga, destacando que o FTA foi o primeiro a firmar a parceria entre a SEC e a entidade representativa de classe, neste caso, a Fetam. “Foi uma experiência que deu certo e que nós estendemos para outros festivais como o de Rock e o de Música. Essa é a política do governador Omar Aziz: realizar os festivais em conjunto com os artistas”, disse. 

Os vencedores do Prêmio Circulação, concedido aos melhores espetáculos, foram para “O cavaleiro da armadura de sol”, da Associação ArtBrasil; “Aykunã e a árvore da sabedoria”, da Cia Arte em Movimento Zona Cultural, “Chapeuzinho Amarelo”, da Cia de Teatro Metamorfos e “Se Essa Rua Fosse Minha”, do Grupo Baião de Dois. Todas as montagens participarão de um tour que passará por uma capital brasileira e dois municípios do Amazonas. Os locais ainda não foram definidos. 

Os Prêmios Especiais foram divididos em Prêmio para concepção visual; Prêmio para sonoplastia e performance visual; Prêmio para pesquisa Cênica; Prêmio para concepção cênica; e Prêmio para Atores. “Além das apresentações, o 9º FTA contou com ações formativas como seminários, debates, oficinas e workshop e programações alternativas com objetivo de valorizar a formação profissional”, destacou o coordenador do evento, Dyego Monnzaho. 

No total, 18 espetáculos, sendo nove infantojuvenis e nove adultos, concorreram nesta edição do evento, que teve a duração de 10 dias. 

Jurados – Para esta edição, o núcleo de jurados foi formado pelo dramaturgo, encenador diretor e fundador da Companhia do Latão (SP) Sérgio Carvalho; pela escritora e dramaturga carioca Fátima Valença; e pelo diretor, roteirista e videomaker Fabiano de Freitas, do Rio de Janeiro. “Todos são importantes nomes do teatro nacional, com destaque e reconhecimento pela crítica especializada do teatro brasileiro”, ressaltou Dyego Monnzaho. 

Premiados do Festival de Teatro da Amazônia 

Prêmio Circulação:

1 – O cavaleiro da armadura de sol – Associação ArtBrasil

2 – Aykunã e a árvore da sabedoria - Cia Arte em Movimento Zona Cultural

3 – Chapeuzinho Amarelo – Cia de Teatro Metamorfose

4 – Se Essa Rua Fosse Minha – Grupo Baião de Dois 

Prêmio Pesquisa de Linguagem

O cavaleiro da armadura de sol (para a Associação ArtBrasil)

Premio para produção de trabalho coletivo

Aykunã e a arvore da sabedoria (Cia Arte em Movimento zona cultural)

Prêmio para concepção visual

Chapeuzinho Amarelo – (Cia de Teatro Metamorfose)


Prêmio para sonoplastia e performance visual

Aykunã e a arvore da sabedoria


Prêmio para pesquisa Cênica

O Casamento (Cia amattores)


Prêmio para concepção cênica

A Casa de Bernarda Alba (Grupo AACA – Arte e Fato).


Prêmio para atores:

- Arnaldo Barreto (Mitos e Lendas Caboclas)

- Caio Setúbal (Cabaret Paródia do Amor Romântico e Álbum de Família)

- Dimas Mendonça (Rodrigueanas Amazonicas)

- Ednelza Sadho ( A Casa de Bernarda Alba )

- Jória Lima (Álbum de família)

- Karol Medeiros (Aykunã e a Árvore da Sabedoria)

- Paulo Queiroz (O Homem, A Pedra e O Rio)

- Richard Harts (O Cavaleiro da Armadura de Sol)

- Selma Bustamante (Se Essa Rua Fosse Minha)






FOTOS: ROBERTO CARLOS / AGECOM

HRT e TNK-Brasil celebram acordo com a Petrobras

Parceria inédita consolida mais um passo para monetizar gás da Bacia do Solimões

MANAUS, 15 de outubro de 2102 - A Petrobras, a HRT O&G e a TNK-Brasil assinaram hoje protocolo de intenções para a monetização do gás da Bacia do Solimões (AM), onde se concentra a segunda maior reserva do país. A solenidade teve a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do governador do Amazonas, Omar Aziz, e dos presidentes da Petrobras, Maria das Graças Foster, da HRT, Marcio Rocha Mello, e da TNK-Brasil, Michael Morgan.

O objetivo do Protocolo é integrar esforços para avaliar a viabilidade técnica, econômica, ambiental, financeira, jurídica, regulatória e tributária para a implementação da monetização do gás natural vinculado às concessões em áreas contíguas ao Campo de Juruá , visando à elaboração de um modelo de negócio denominado Projeto Solimões. O Protocolo prevê a elaboração de um plano de trabalho, em até 30 dias, que definirá atividades e cronogramas referentes ao projeto. O Protocolo tem prazo de vigência de 6 meses, podendo ser prorrogado mediante aditivo e não acarreta obrigação de firmar negócios futuros.

– “A união de esforços e expertise das três companhias, com o apoio do governo do Estado do Amazonas e do Governo Federal, representa um passo importante para o desenvolvimento da indústria de gás natural do Brasil e consolida o avanço da HRT e da TNK-Brasil na estratégia de monetização de seus ativos na Bacia do Solimões”, comentou Marcio Rocha Mello, Diretor-Presidente da HRT.

No mês passado, a HRT comunicou ao mercado que o teste de formação do poço 1-HRT-9, na Bacia do Solimões, indicou um potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia na estrutura, quando atingir sua fase de desenvolvimento. É um dos melhores poços já perfurados e testados em área terrestre do Brasil, levando-se em conta a qualidade do reservatório. A descoberta representa a abertura de uma nova área de exploração a sudoeste da Bacia do Solimões. Registre-se que Solimões produz óleo e gás há 25 anos, sendo atualmente a maior produtora de gás e a quinta de óleo condensado do Brasil.

A presença da Petrobras na região é uma clara demonstração de qualidade do ativo. Segundo levantamento produzido com base em informações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), conclui-se que a HRT dispõe de dois poços de gás terrestre de uma lista dos 10 maiores do país. A TNK-BP é a terceira maior produtora de petróleo na Rússia e está entre as 10 maiores companhias do mundo. A petrolífera investiu, através de sua subsidiária brasileira, US$ 1 bilhão na parceria com a HRT para a exploração de 21 blocos na Bacia do Solimões, por identificar nesse empreendimento uma excelente oportunidade para investir.

Com o memorando de entendimentos, abre-se uma enorme possibilidade de se viabilizar economicamente o gás, trazendo emprego e renda para a Região Amazônica, sem descuidar dos rígidos protocolos de respeito ao meio ambiente. A HRT aposta no progresso do Brasil e na melhoria da qualidade de vida do seu povo.

Sobre a HRT

O Grupo HRT é composto por uma das maiores empresas independentes de exploração e produção de óleo e gás natural do Brasil. A HRT Participações possui oito principais subsidiárias: a IPEX (Integrated Petroleum Expertise Company Serviços em Petróleo Ltda.), a HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda., a HRT Netherlands B.V., a HRT África Petróleo S.A., a HRT América Inc., a Air Amazônia Serviços Aéreos Ltda. e a HRT Canada Inc. A Companhia detém 55% de participação em 21 blocos exploratórios localizados na Bacia do Solimões. A HRT também é operadora de dez blocos exploratórios na costa da Namíbia: oito blocos na Sub-Bacia de Orange e dois blocos na Sub-Bacia de Walvis. A HRT possui uma equipe composta por doutores e mestres em geologia, geoquímica, geofísica, biologia e engenharia, sendo a maioria deles ex-funcionários da Petrobras e da ANP. A HRT está comprometida em minimizar os possíveis impactos ambientais nos locais onde atua. O compromisso com as comunidades locais passa pela redução dos impactos das operações nas condições de saúde, segurança e qualidade de vida. Para mais informações, acesse o site www.hrt.com.br.

Chico Costa Prefeito reeleito de Carauari com uma diferença de 724 votos a mais que seu adiversário politico Bruno Ramalho

Candidatos

NúmeroNomeNome completoTotal de votosPartido
Francisco Costa Dos Santos55Chico CostaFrancisco Costa Dos Santos6546PSD
Bruno Luis Litaiff Ramalho15Bruno RamalhoBruno Luis Litaiff Ramalho5822PMDB
Francisca Vanusa Viana De Oliveira31VanusaFrancisca Vanusa Viana De Oliveira71PHS

CHICO COSTA                                           52,6 %
BRUNO RAMALHO                                  46,8 %
VANUSA                                                       0,6 %

Veja os 18 candidatos a vereador mais votados em Carauari na eleição 2012


Total de votos
Partido
868
809
790
654
647
561
545
545
507
470
452
346
339
297
296
279
265
261