sexta-feira, 1 de junho de 2012

HRT realiza parceria com o Sebrae para oferecer cursos profissionalizantes para as costureiras de Carauari



Com o intuito de promover maior capacitação das mulheres que participam da Cooperativa de Costureiras de Carauari, projeto apoiado pela HRT, a companhia levou para o município cursos de empreendedorismo, ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos quais o grupo teve lições práticas de como se organizar com qualidade e planejar a sustentabilidade do negócio.
O curso, ministrado pelo professor Evandro Palheta, teve quatro módulos: Praticando o Associativismo; Aprender a Empreender; Administração Financeira e Contabilidade na Prática. “Elas precisavam assimilar esses conceitos para começarem a gerir a cooperativa de forma sustentável. As costureiras ainda estão dando seus primeiros passos. Por isso, trabalhei toda a parte de introdução ao empreendedorismo focando na organização econômico-administrativo-financeiro. Estamos estudando uma forma de, em um segundo momento, auxiliá-las na gestão de documentos, principalmente, na construção do regimento interno da cooperativa”, conta o professor.
Grávida de quase nove meses, a presidente da Cooperativa de Costureiras, Ademiza Silva, ficou animada com os resultados que se anunciam pós-curso. “Aprendemos muito sobre o que é uma cooperativa. Vamos, a partir de agora, nos organizar melhor para crescermos cada vez mais. Estamos muito felizes e muito receptivas a novos cursos que nos auxiliem a caminhar com independência”, relata a presidente.
Em recente viagem a Carauari, Rafaela Rabello, da área de Responsabilidade Social, e Aline Andrade, da Comunicação Corporativa, ambas da HRT, também registraram o entusiasmo do grupo. “A HRT está abrindo um leque de oportunidade à mulheres, que lutam por um objetivo comum, o de obter maior autonomia em casa, aprender um novo ofício e complementar a renda familiar, através da cooperativa de Costureiras. Os cursos e, em breve, a chegada das máquinas representam a sonhada mudança para a maioria. Elas estão empenhadas em fazer o projeto dar certo. Isso nos motiva a investir ainda mais neste projeto”, analisa Rafaela

Nenhum comentário:

Postar um comentário