terça-feira, 19 de junho de 2012

Crianças da Vila Moura estão no Rio para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável até dia 22

Da Vila Moura, em Tefé, para o Rio de Janeiro. Mais do que uma visita à cidade cartão-postal do mundo, nove crianças e três adultos da comunidade estão tendo a oportunidade de representar o estado do Amazonas e as populações ribeirinhas da floresta na Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Eles saíram, na semana passada, de Manaus para o Rio. De lá pra cá, os moradores da Vila Moura participam de discussões sobre questões ambientais do planeta e estão envolvidos na elaboração de um documento que será entregue às autoridades do evento.

A HRT, companhia de exploração e produção de óleo e gás na Bacia do Solimões, é responsável direta por essa viagem. Foi por meio de uma parceria da empresa com a Fundação Xuxa Meneghel que os doze foram selecionados para participar da Rio + 20. No mês de maio, oficinas foram realizadas na Vila Moura para apresentar os temas que seriam discutidos no principal evento de meio ambiente do mundo. O projeto se chama +Criança na Rio+20 e o objetivo é a construção de uma carta com propostas sustentáveis para o planeta.

Os meninos e meninas da Vila Moura se juntaram, no Rio, a um grupo de quase 100 outras crianças, de todas as regiões do país. Além de participarem de fóruns e encontros com lideranças de várias áreas, eles estão sendo levados para conhecer vários pontos turísticos do Rio de Janeiro. Carla Viviane, do departamento de Sustentabilidade e Relações Externas da HRT, tem os acompanhado em parte da programação do projeto . “É uma grande satisfação profissional e pessoal poder acompanhar estas crianças que vieram do interior da Amazônia para participar de uma conferência mundial, com pessoas que irão ajudá-las a desenvolver um pensamento crítico sobre o que o homem tem feito de errado com o meio ambiente e como elas poderão ser agentes de transformação positiva, a partir da educação e da disseminação do conceito real de sustentabilidade”.

O projeto +Criança na Rio+20 acontecerá até o dia 22 de junho. Nesta data, eles entregarão a chamada “Carta das Crianças para a Terra” às autoridades presentes no evento. A apresentadora Xuxa Meneghel e o Diretor Presidente do Grupo HRT, Marcio Rocha Mello, acompanharão este importante momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário