segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Governo Estadual intensifica prevenção e combate a dengue no interior do Estado


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação deVigilância em Saúde (FVS), iniciou nesta semana a distribuição de 60 milfolders e cartazes informativos com orientações sobre cuidados e prevençãocontra a dengue. A ação é realizada em 30 municípios nos quais foi identificadomédio risco de epidemia da doença conforme o Levantamento do Índice Rápido paraAedes aegpyti (LIRAa). Em outros dez municípios, com alto risco de epidemia, aFVS apoiou a elaboração de plano de contingência para obtenção de recursos doGoverno Federal.

O diretor-presidente da FVS, BernardinoAlbuquerque, informou que os 30 municípios que recebem material para trabalhode prevenção são prioridade devido ao risco médio de epidemia da dengue. Nodemais municípios, onde o LIRAa detectou baixo risco, a FVS desenvolve açõespara o controle vetorial, como o combate à proliferação do mosquitos e arealização de testes para medir índice potencial de infestação.

“Feito o levantamento, estamos intensificando afase educativa da campanha nos municípios com médio risco de epidemia, na calhado Rio Madeira; Região Metropolitana de Manaus; Alto, Baixo e Médio Solimões eBaixo Amazonas”, detalhou Bernardino.

A meta do Governo do Amazonas é reduzir em até30% a incidência de dengue para o próximo ano. Além do trabalho preventivo,mais de 20 mil kits de teste rápido já foram distribuídos pela FVS no interiordesde o início de outubro deste ano. O kit permite o diagnóstico em algunsminutos e detecta a doença em qualquer estágio, localizando a produção deanticorpos ao vírus no organismo.

De acordo com a sanitarista e diretora técnica da FVS-AM, Lubélia Sá Freire, uma das estratégias do Governo Estadual para reduzira incidência de dengue é a orientação oferecida a cada município sobre asituação da dengue e a adoção de medidas para prevenção. Esta orientação érealizada conforme as características e necessidades de cada município, baseadono resultado do LIRAa.

“O LIRAa iniciou no dia 3 de outubro e seguiu atéa primeira semana de novembro. Até o momento nenhum município onde olevantamento foi realizado apresentou risco de infestação alto”, disse Lubélia.Ela destacou que, embora o resultado tenha apontado um bom cenário, hápreocupação quanto à incidência da doença em municípios em áreas de fronteiraou em cidades que recebem muitos visitantes.

“Os municípios onde o fluxo de pessoas de fora émuito grande como no caso dos localizados na fronteira, Tabatinga e SãoGabriel, e ainda aqueles que recebem muitos visitantes de fora, como Coari,Tefé e Parintins, as chances de uma epidemia é muito grande, uma vez que issorepresenta a presença de mais vetores do vírus no município”, explicou asanitarista.

Recursos federais - Além da atuação do Estado, a Portarianº 2.557/2011 do Ministério da Saúde (MS) prevê a aplicação de cerca de R$ 3milhões em ações de prevenção nos dez municípios com alto risco de epidemia dedengue para 2012. Os municípios são Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru,Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga eTefé.

Os dez municípios beneficiados com recursos do MSobedecem a critérios estabelecidos pela portaria federal, entre os quais o fatode integrar regiões metropolitanas de capitais com registro significativos dedengue; ser município de áreas endêmicas de dengue com população igual ousuperior a 50 mil habitantes; e ser município com população inferior aos 50 milque tenham registrado acima de 300 casos de dengue no período de 2007 a 2011.

O recurso do Governo Federal representa umadicional de 20% sobre os investimentos totais que Estado e prefeituras separampara as ações de combate e prevenção à dengue. Para receber o apoio financeiro do MS paraações contra a dengue, os municípios receberam apoio da FVS na elaboração de umplano de contingência que contempla todas as ações de prevenção, controlevetorial, diagnóstico, e tratamento epidemiológico.




Fotos:Roberto Carlos /AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário