sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Missão da ONU ao Amazonas busca fortalecer combate à Aids, à violência contra a mulher e à dependência química

            O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidassobre HIV/AIds (Unaids), promove uma missão a Manaus e à região do Alto Solimões, entre os dias 22 e 25 de agosto. O objetivo é conhecer os resultados e discutir a continuidade das ações do Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas, conhecido como Amazonaids.
A delegação de representantes e técnicos de Agências das Nações Unidas, com a participação do embaixador do Reino dos Países Baixos, Kees Rade, e representantes e autoridades dos governos federal, estadual e municipais vão discutir ações conjuntas para o Amazonaids e sinergias para alcançar os objetivos das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Na programação da missão há, ainda, eventos relacionados ao tratamento de dependentes químicose ao combate à violência contra a mulher. 
Participam da comitiva o coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e representantes da Unaids, OIT (Organização Internacional do Trabalho), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), Acnur (Agência da ONU para refugiados) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).  
A missão tem início em Manaus no dia 22 de agosto, às9h, com um treinamento do Projeto Treatnet - Unodc no âmbito do Amazonaids, para cerca de 100 pessoas, entre médicos e psicólogos, que vai abordar o tratamento para dependentes de substâncias psicoativas.  O treinamento ocorre no Hotel Comfort Inn. No mesmo dia, a comitiva se reúne no barco Iana II para discutir atividades relativas ao Plano das Nações Unidas em apoio à resposta nacional na área de Aids e percorre zonas ribeirinhas de Manaus. 
            No dia 23, o grupo segue para Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), onde se reúne com autoridades do município. Na cidade, haverá o lançamento da versão para rádio e o relançamento dos vídeos da Campanha Mulheres e Direitos - inspirados por demandas feitas por mulheres da região do Alto Solimões em missão da ONU em 2009. O material tem como principal objetivo contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher. 
O último município a ser visitado pela comitiva, nos dias 24 e 25, será São Paulo de Olivença (a 982 quilômetros de Manaus), onde o grupo também visitará comunidades indígenas que tiveram ações implementadas no âmbito do Amazonaids, do Distrito Sanitário Indígena (Dsei) do Alto Solimões, Casas de Saúde Indígena em Atalaia do Norte e Umariaçu, em Tabatinga. 
            Ao final da missão, espera-se uma renovação de compromissos e fortalecimento da parceria em apoio à resposta à AIDS, ao combate à violência contra a mulher e ao tratamento da dependência de droga no Estado do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário