sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CARAUARI PREPARA-SE PARA COMEMORAR SEUS 100 ANOS DE EXISTÊNCIA

No dia 27 de setembro de 2011 Carauari completará 100 anos, o primeiro centenário do município. Realizaremos uma grande festa de comemoração.
Na verdade essa festa já começou, em julho, foi realizada a pré abertura das comemorações com o festival cultural realizado pelas escolas municipais com abordagens à temas do centenário, especialmente sobre o primeiro ciclo da economia do município, com a exploração da borracha; a festa do agricultor. E ainda em agosto, nós teremos uma apresentação cultural feita pelas escolas da rede estadual, também com abordagem a temas do centenário. O Objetivo é possibilitar que um grande número de alunos tanto da rede municipal quanto da rede estadual e toda a comunidade escolar, tenham acesso à riqueza de nossa história cultural ao longo desses 100 anos.
No dia primeiro de setembro será realizada a abertura oficial das comemorações do centenário. Neste ato acontecerá a corrida do fogo simbólico, envolvendo os alunos da rede estadual de ensino e que dará também abertura aos jogos dos centenários.
Nas primeiras semanas do mês do centenário, serão realizadas 03 festas em bairros pólos da cidade. Na programação destas festas está previsto: durante o dia, a presença de todas as secretarias municipais nos bairros realizando o projeto de Ação Cidadã e durante a noite, acontecerão as festas culturais com apresentações culturais de artistas locais e escolhas das rainhas dos bairros que concorrerão à Miss Centenário do município.
E na semana do centenário serão realizados os jogos do centenário e 05 dias de festas durante a noite, na praça central do município.
23 de setembro: culto ecumênico de Ação de Graças com apresentações de músicas gospel; e a noite dos visitantes.
24 de setembro: condecoração de 100 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município ao longo desses 100 anos; o lançamento do livro: Carauari em meus versos e uma apresentação teatral da história de Carauari.
25 e 26 de setembro: será lançado o I Festival da Floresta de Carauari;

27 de setembro: o dia do centenário, teremos uma grande festa de comemoração, com um belíssimo show em homenagem à cidade, à sua história e a este povo guerreiro, que desbravou essa história. Neste dia será feita a escolha da miss centenário, premiações e apresentações de bandas musicais locais e regionais.
Como atração nestas comemorações nós teremos conosco artistas filhos de Carauari como Ketlen Nascimento, Zezinho Corrêa, Disuzy (cantora evangélica)
Um dos grandes destaques também será a realização do I Festival da Floresta. Escolhemos como festa cultural este tema, por que nós podemos dizer que os 100 anos da história de Carauari são 100 anos de preservação. Carauari é um município muito rico em recursos naturais, com um grande potencial pesqueiro, madeireiro, uma grande diversidade de animais, de aves; o forte de sua economia sempre foi o extrativismo, a começar com o ciclo da borracha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário