quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Governador Omar Aziz anuncia mais uma forma de ingresso na UEA e novos cursos para o interior do Estado


            O governador Omar Aziz anunciou, durante viagem a cinco municípios do interior encerrada nesta sexta-feira, que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terá mais um mecanismo de ingresso aos cursos superiores da instituição em 2012. O Sistema Integrado Seriado (SIS) avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato durante as três séries do Ensino Médio e selecionará os melhores desempenhos. Omar também adiantou que a instituição vai oferecer os cursos de Gestão Pública e Saúde Coletiva no interior.
            "No processo seletivo que será feito para quem estuda o primeiro, o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio, você, com aquela média, vai poder entrar na Universidade Estadual do Amazonas sem fazer vestibular”, disse o governador durante solenidade de entrega de 153 notebooks a professores da rede municipal de ensino de Japurá (a 774 quilômetros de Manaus).
            O candidato que se inscrever no SIS terá seu desempenho avaliado a cada etapa de prova anual, quando receberá um resultado que permitirá medir a sua preparação para a prova seguinte, resultando em uma média final. Apenas no terceiro ano, o aluno vai escolher o curso que quer fazer na UEA. Do total de vagas da instituição, 40% serão destinadas ao SIS.
            O sistema seriado amplia as condições de acesso aos cursos superiores oferecidos pela instituição e substitui o Sistema de  Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Saes) que, apesar de utilizar o mesmo princípio de avaliação, restringia o processo a candidatos aos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia. Os estudantes do Ensino Médio que fizeram as provas do Saes no ano passado poderão continuar o mesmo processo seriado de avaliação fazendo a prova em 2012 e 2013, quando o sistema será encerrado definitivamente.
            Novos cursos - Omar Aziz também anunciou, em cada um dos cinco municípios onde passou nos últimos dois dias - Maraã, Tefé, Uarini, Japurá e Alvarães -, que a UEA terá dois novos cursos exclusivos para o interior: Bacharelado em Saúde Coletiva e Tecnologia em Gestão Pública. O primeiro será oferecido, no vestibular do ano que vem, em 18 municípios do interior. O curso na área de Gestão Pública, também a partir de 2012, será oferecido em 24 municípios (ver relação de municípios abaixo).
            Outro novo curso que será ofertado também a partir de 2012 é o de Técnico em Agrimensura, inicialmente em Humaitá, Itacoatiara e Manaus. O próximo vestibular da UEA terá inscrições entre setembro e outubro e provas em dezembro. Os novos cursos foram aprovados pelo Conselho da UEA e seguem orientação do governador Omar Aziz de expandir o atendimento da instituição, ampliando o número de vagas nos municípios do interior em cursos estruturados "a partir de rigorosas análises técnicas das atuais demandas do Estado", pontuou o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira.  
            Omar Aziz destacou a criação dos cursos na área de Saúde, como forma de ampliar a oferta de profissionais no interior, e na área de Gestão Pública. "Precisamos aprimorar o processo de gestão no interior para melhorar os serviços públicos", frisou.  Ele voltou a garantir que vai fazer a cidade universitária, em Iranduba, com mil vagas de alojamento para estudantes do interior.
            Educação - Durante viagem ao interior, o governador participou da inauguração da Escola Municipal Mayara Redman, em Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus), e se emocionou com a homenagem do município que batizou a escola com o nome da filha dele, já falecida. Como apoio à escola, que tem estrutura para atender alunos portadores de necessidades especiais, o governador anunciou que o Estado vai implantar um gabinete odontológico na unidade, para melhorar a assistência aos estudantes.
            Ao todo, nos cinco municípios que visitou, Omar Aziz entregou 1.600 notebooks a professores da rede municipal. O secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, destacou que os computadores foram produzidos no Polo Industrial de Manaus, exclusivamente para os professores amazonenses. “São equipamentos de alta configuração, dotados de um software especial com conteúdo de mais de mil livros, aulas prontas, planejamento, entre outros instrumentos para serem usados em sala e na preparação das aulas”, explicou.
 Vestibular de acesso 2012 / Novos cursos
 Bacharelado em Saúde Coletiva
1 - Boca do Acre
2 – Carauari
3 - Careiro Castanho
4 – Coari
5 – Eirunepé
6 – Humaitá
7 – Itacoatiara
8 – Lábrea
9 – Manacapuru
10 – Manaus
11 – Manicoré
12 - Maués
13 - Novo Aripuanã
14 – Parintins
15 - Presidente Figueiredo
16 - São Gabriel da Cachoeira
17 - Tabatinga
18 - Tefé.
Tecnologia em Gestão Pública
1 - Boca do Acre
2 - Carauari
3 - Careiro Castanho
4 - Coari
5 - Eirunepé
6 - Humaitá
7 - Itacoatiara
8 - Lábrea
9 - Manacapuru
10 - Manicoré
11 - Maués
12 - Novo Aripuanã
13 - Parintins
14 - Presidente Figueiredo
15 - São Gabriel da Cachoeira
16 - Tabatinga
17 - Tefé
18 - Anori
19 - Apuí
20 - Beruri
21 - Fonte Boa
22 - Itapiranga
23 - São Paulo de Olivença
24 - Borba
Tecnologia em Agrimensura
1 - Manaus
2 - Humaitá
3 - Itacoatiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário